A pandemia de coronavírus forçou a parada dos jogos no meio de março, dois meses após o início da temporada 2020. GaúchaZH usa o Reforçômetro para avaliar o desempenho dos jogadores que chegaram ao Grêmio no começo do ano em suas primeiras partidas com a camisa tricolor. Para começar, a avaliação envolve os atletas de defesa.
Com Geromel e Kannemann sendo uma dupla de zaga consolidada há quatro temporadas, a defesa do Grêmio sofreu contestações ao longo de 2019 nas outras posições. Por conta disso, a direção reforçou as duas laterais e também contratou o goleiro Vanderlei. Confira a avaliação do desempenho dos reforços nos primeiros jogos do ano.
- 11 jogos
- 7 gols sofridos
A estreia de Vanderlei não foi com o pé direito. Ele falhou em um dos gols do Caxias na derrota gremista por 2 a 0, na Arena, pela primeira rodada do Gauchão. O goleiro, no entanto, recuperou-se com uma sequência de boas atuações, principalmente no Gre-Nal do Gauchão, no Beira-Rio, e na partida contra o América de Cali, pela Libertadores. Até mesmo na final do primeiro turno do Estadual, quando o Tricolor perdeu para o Caxias, Vanderlei fez boas defesas não tendo culpa no resultado negativo.
- 11 jogos
- 1 gol
- 1 assistência
Talvez o reforço do Grêmio de melhor desempenho em 2020, Victor Ferraz tomou conta da lateral direita. Com qualidade para apoiar e sem mostrar fragilidades na defesa, ele foi um dos titulares mais contantes do Tricolor nos primeiros jogos do ano. Seu bom desempenho foi coroado com o gol que abriu o caminho para a vitória gremista sobre o América de Cali na estreia da Libertadores.
- 4 jogos
- 0 gol
- 0 assistência
Até pelo bom desempenho de Victor Ferraz, Orejuela teve poucas oportunidades de atuar pelo Grêmio. Foram apenas quatro partidas, todas pelo Gauchão. Na última delas, a vitória de 3 a 2 sobre o São Luiz, foi substituído ainda no primeiro tempo quando o Grêmio perdia por 2 a 0. Por enquanto, o colombiano leva a marca de desempenho reprovado com a camisa gremista.
- 3 jogos
- 0 gol
- 0 assistência
Por ter disputado o Pré-Olímpico com a seleção brasileira sub-23, Caio Henrique se apresentou no Grêmio com a temporada em andamento e fez apenas três partidas antes da parada. Em razão disso, tem o desempenho ainda inconclusivo com a camisa gremista.
— Todo mundo sabe da qualidade dele. A tendência é de que aprove, mas foram poucos jogos — avalia o colunista de Gaúcha ZH Luciano Périco.