A volta das atividades do departamento de futebol do Grêmio está marcada para esta semana. Para obter a liberação da prefeitura de Porto Alegre, o clube elaborou em conjunto com o Inter um rigoroso protocolo de medidas de prevenção sanitária.
O CT Luiz Carvalho está sendo preparado para, a partir desta segunda-feira (4), começar a receber funcionários, atletas, membros da comissão técnica e alguns dirigentes. Todo o processo elaborado depende da chegada dos 300 testes de detecção do novo coronavírus que foram comprados pelo clube. Adquiridos de um laboratório da Coreia do Sul, os kits devem chegar à Capital na manhã de segunda.
— Começaremos os testes com os funcionários na segunda. Os jogadores, alguns deles, devem começar a ser testados na terça à tarde — diz o médico Márcio Dornelles.
Após a chegada dos testes, o departamento médico gremista irá se reunir com um técnico enviado pela empresa fornecedora. Ele prestará uma espécie de consultoria, demonstrando o funcionamento do equipamento e passando orientações de como os testes ainda não utilizados devem ser armazenados. A aplicação dos exames ficará a cargo dos profissionais de saúde do Grêmio.
— Neste período (férias), nenhum jogador nos relatou problema ou sintoma — afirma Dornelles, que garante que menos de cem pessoas serão submetidas a testagem, já que muitos trabalhadores ficarão em teletrabalho e outros, que fazem parte de algum grupo de risco, não serão convocados para os trabalhos neste momento.
Os testes levam entre 10 e 15 minutos para dar um resultado. Após todos serem submetidos aos exames, os departamentos médico e físico definirão como os jogadores serão agrupados. A ideia é dividir o elenco em seis turmas de no máximo seis atletas.
— Os grupos (de jogadores) vão depender dos resultados dos testes. Quem teve o vírus, quem está com o vírus, quem não teve e quem não está, só vamos saber depois de todos testados — contou o preparador físico Márcio Meira.
Quando estas etapas forem cumpridas, os trabalhos físicos começarão a ser realizados. Todas as atividades serão feitas ao ar livre. Os vestiários e as academias não serão utilizados. Contatos pessoais estão vedados, e nos treinamentos todos deverão respeitar uma distância mínima de dois metros.
No CT Luiz Carvalho, o Grêmio prepara entradas individuais para os jogadores, que receberam três kits de uniforme para utilizar no dia a dia — apenas as chuteiras ficarão no clube. Após a chegada, eles serão submetidos a verificação diária de temperatura.
Os jogadores terão uma área de cerca de 150 metros quadrados especialmente preparada para as atividades. Foram instaladas tendas que serão destinadas para médicos, fisiologistas, fisioterapeutas e nutricionistas do clube, assim como locais destinados para alimentação e hidratação. Cada setor deverá ter o seu espaço.
Para os trabalhos de campo, os seis grupos serão divididos em turnos. Três irão treinar pela manhã e outros três à tarde. Atividades com bola ainda não estão programadas e dependem de uma liberação de autoridades de saúde.