A paralisação do calendário esportivo em virtude do coronavírus tem provocado momentos de nostalgia em quem está acostumado a acompanhar, a cada quarta e domingo, seu time em campo. Na televisão e no rádio, as emissoras têm recuperado atuações históricas do futebol brasileiro – seja com equipes locais ou atuações épicas da Seleção Brasileira. Por isso, GaúchaZH recupera a melhor atuação do Grêmio no 2020.
A escolha do jogo em que o time de Renato Portaluppi teve melhor desempenho foi realizada por integrantes do Sala de Redação. Para a maioria dos comunicadores, a vitória na estreia da Libertadores, sobre o América de Cali – um 2 a 0 fora de casa – mostrou o melhor Grêmio do ano.
Em 3 de março, em Cali, na Colômbia, o treinador gremista mostrou que sabe se virar mesmo sem uma das peças fundamentais para o andamento do time, um armador. O técnico escalou o time com o tripé de volantes: Maicon, Matheus Henrique e Lucas Silva abriram o meio de campo na estreia de Caio Henrique.
Após a partida, Diogo Olivier afirmou que o Grêmio fez o possível sem Thiago Neves e Jean Pyerre, o que provocou "um banho de estratégia e de eficiência, de se adaptar ao momento" . Guerrinha também destacou a ausência de um armador, mas destacou que "venceu a qualidade".