Repetindo a escalação do clássico Gre-Nal do Beira-Rio e da final do primeiro turno do Gauchão contra o Caxias, Renato Portaluppi optou mais uma vez por escalar três volantes na vitória contra o América de Cali fora de casa por 2 a 0. O treinador, em sua entrevista coletiva após a partida, explicou a opção por Lucas Silva, Matheus Henrique e Maicon em detrimento da utilização de um meio-campista mais ofensivo.
— O Grêmio tem seu esquema de jogo, mas o problema é que o Thiago não se encontra nas melhores condições, a mesma situação do Jean também. Então é por falta desse meia que a gente joga dessa forma, mas sempre que jogamos assim, fomos bem. Às vezes, jogar com três volantes não quer dizer que estamos sendo defensivos — explicou o treinador.
Apesar disso, Thiago Neves pode aparecer na partida contra o Pelotas, no domingo (8), às 19h, pela segunda rodada do segundo turno do Gauchão. Pelo menos, foi o que falou o técnico gremista após a vitória em Cali.
— Era um jogo pegado aqui. Seria muito complicado de colocar o Thiago, mas no próximo jogo do Estadual, ele deve jogar. Vai pegando o ritmo aos poucos. Quem passa as informações sobre o jogador para o treinador é o próprio jogador. Ele está quase lá. Vai ser um jogador muito importante e que vai nos ajudar no restante do ano — concluiu.