Diante da proibição da presença de público nos jogos da terceira rodada do segundo turno do Gauchão, o Grêmio terá de enfrentar o São Luiz, no domingo (15), na Arena, com portões fechados. A medida foi anunciada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) nesta sexta-feira.
Esta não será a primeira vez que o Tricolor mandará uma partida com arquibancadas vazias. Ao longo de sua história, o clube participou de sete confrontos em que a torcida estava impedida de ingressar no estádio. Nenhum deles, no entanto, foi no seu próprio estádio. Relembre os outros casos:
Série B no Beira-Rio
A situação mais emblemática envolvendo o Grêmio se deu na abertura da Série B de 2005. Por conta de tumultos na reta final do Brasileirão de 2004, envolvendo torcedores, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o clube com duas perdas de mando de campo, além de impedi-lo de atuar no Estádio Olímpico. Assim, o time comandado por Mano Menezes teve de enfrentar Avaí e Ituano no casa do rival, no Beira-Rio.
29/4/2005: Grêmio 4x3 Avaí (Série B)
Gols: Anderson, Somália, Pedrinho e Basílio (contra); Fábio Oliveira, Pedro Paulo e Léo Mineiro
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
07/5/2005: Grêmio 0x2 Ituano (Série B)
Gols: Sandro e Rômulo
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Punição por banheiros químicos
Um ano depois, pelo Brasileirão de 2006, o Grêmio voltou a ser punido por conta do mau comportamento de torcedores que incendiaram banheiros químicos em um Gre-Nal disputado no Beira-Rio. Desta vez, a punição do STJD foi maior: três jogos. As partidas foram disputadas em Caxias do Sul. Menos mal que a situação não impediu que a equipe vencesse seus compromissos contra Athletico-PR, Fortaleza e Cruzeiro.
13/8/2006: Grêmio 2x0 Athletico-PR (Brasileirão)
Gols: Hugo e Herrera
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
24/8/2006: Grêmio 4x1 Fortaleza (Brasileirão)
Gols: Léo Lima, Hugo, Rômulo e Herrera; Mazinho Lima
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
30/08/2006: Grêmio 2x1 Cruzeiro (Brasileirão)
Gols: Tcheco e Ramon; Élber
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul
Adversários punidos
Em outras duas ocasiões, o Grêmio jogou com portões fechados, mas quem estava punido era o adversário. Pelo Brasileirão de 2007, o time foi a Natal e venceu o América-RN por 3 a 0. No jogo anterior da equipe nordestina, torcedores arremessaram objetos no gramado.
Dez anos depois, pelo Brasileirão de 2017, o Tricolor acabou derrotado pelo Vasco por 1 a 0, em São Januário. O estádio do clube carioca havia sido interditado por medida cautelar depois de tumulto generalizado no clássico com o Flamengo, que gerou até mesmo invasão de campo. Posteriormente, os vascaínos perderam seis mandos de campo.
24/11/2007: América-RN 0x3 Grêmio (Brasileirão)
Gols: William Magrão, Marcel e Diego Souza
Local: Estádio Machadão, em Natal
9/9/2017: Vasco 1x0 Grêmio (Brasileirão)
Gol: Mateus Vital
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro