O Grêmio desenha nos bastidores o esboço da proposta para amenizar os impactos da crise financeira gerada pelo coronavírus. Internamente, o assunto preocupa os dirigentes que falam seguidamente sobre o tema. Neste momento, após uma proposta ser elaborada pela Comissão Nacional de Clubes, cada instituição decide o procedimento a ser adotado. O Tricolor prepara medidas para reduzir custos, inclusive, no futebol.
O encarregado por participar da reunião, realizada na última segunda-feira (23), foi o CEO, Carlos Amodeo. O executivo, que tem linha direta com o presidente Romildo Bolzan, será o responsável por analisar todo o cenário, confirmar com o executivo Klauss Câmara os assuntos possíveis no departamento de futebol, e propor ao Conselho de Administração um estudo com possíveis soluções para contornar a turbulência financeira que se aproxima do futebol brasileiro.
A decisão final será de Bolzan com os vices-presidentes, mas o aconselhamento será levado em consideração, garantem membros com votos. Por conta da pandemia, que inclusive já afetou o mandatário gremista e mais dois vices, tudo será debatido de forma eletrônica, em grupos de WhatsApps ou videoconferências.
— É uma tomada de dados dos executivos. Eles oferecem uma sugestão para o caso, mas será debatido no Conselho de Administração — garantiu Marcos Hermann, vice-presidente do Tricolor.
Na avaliação de que compõe o voto de decisão, os atletas já estão cientes do processo que o mundo está enfrentando. "O futebol não é uma ilha", disse um dirigente que pediu para não ser identificado. Uma conversa com os principais líderes do vestiário, após o martelo ser batido entre no Conselho de Administração, não está descartada. As propostas de redução de até 25% dos salários, além de férias antecipadas são analisadas.
Internamente, há confiança num acerto sem muitas dificuldades com o grupo de jogadores. Os dirigentes garantem que a decisão não será tomada sem a busca do entendimento entre as partes sobre a crise financeira que será gerada pela ausência de receitas nos próximos meses. Por isso, um acordo tentará ser costurado para melhor sequência e relacionamento num futuro próximo. Acredita-se que nos próximos dias, as medidas devem ser tomadas e tudo encaminhado.