O Grêmio confirmou, nesta quinta-feira (6), Paulo Luz como novo vice-presidente de futebol do clube. Junto com ele, chegam os novos diretores Cláudio Tavares e Celson Matte, que também vão integrar o departamento junto ao executivo Klauss Câmara e ao presidente Romildo Bolzan.
Vice-presidente eleito na chapa de Bolzan e membro do Conselho de Administração desde 2017, Luz garantiu estar ciente dos desafios que terá pela frente como o segundo homem do futebol — atrás apenas do presidente na hierarquia — e sonha ter sucesso no cargo.
— Venho para sermos vencedores. Tenho consciência da função que estou assumindo e da importância institucional e estatutária. Trabalharei junto para que tenhamos um elenco forte e decidido a brigar por títulos — declarou em sua primeira manifestação.
Discreto e de poucas palavras, ele mesmo conta que é mais de ouvir do que de falar. Aos 68 anos, ocupa há 30 anos uma cadeira no Conselho Deliberativo do clube. Está no segundo mandato no Conselho de Administração e é apontado como alguém próximo ao presidente.
— Sou apaixonado pelo Grêmio, por futebol e um profundo observador. Sei do tamanho do desafio. Nós temos um time competitivo, forte e vencedor — afirmou o novo dirigente.
Formado em Administração de Empresas pela PUCRS e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Luz especializou-se na área de Recursos Humanos. No clube, faz parte do movimento Grêmio Sempre, do qual foi presidente em 2009.
Atributos que fizeram com que fosse o escolhido por Romildo para a função.
— Tem uma trajetória muito antiga no clube, há muito tempo que milita. É uma pessoa extremamente bem relacionada, muito bem preparada, altamente qualificada. Além disso, tem um trato harmonioso, educado — ressaltou Bolzan sobre Paulo Luz.
Boa recepção entre a diretoria
Antes ocupado por Duda Kroeff, o posto estava sendo gerido de forma interina pelo presidente tricolor desde dezembro, quando também saíram os diretores Alberto Guerra e Deco Nascimento. Desde então, vários nomes foram analisados, mas a experiência de Paulo Luz em questões administrativas pesou na decisão.
Os demais dirigentes da alta cúpula tricolor encararam com normalidade a opção. Outros vices já tinham acumulado o cargo paralelamente com o conselho de gestão, como Adalberto Preis e o próprio Duda Kroeff.
Quanto aos diretores que o acompanham no departamento de futebol, Luz fez questão de salientar a paixão pelo clube como ponto fundamental dos novos companheiros:
— O Cláudio tem uma longa trajetória no Grêmio, é um empresário, também um apaixonado pelas coisas do clube e pelo futebol. O Celson Matte é um gremista, veterano, um homem que tem uma vasta tradição e trabalhou muitos anos na área bancária. Então, são dois homens que conhecem os processos, são da minha confiança e da confiança do presidente, e vêm como grandes gremistas, com muita paixão, disponibilidade, e com as mesmas responsabilidades minhas para desempenharmos essa tarefa.
Grupo fechado e saída de André
Outros temas da entrevista foram relacionados ao grupo gremista para 2020. O novo vice-presidente de futebol reafirmou que o elenco está fechado para esta temporada, ainda que negócios de ocasião possam ocorrer.
Há o entendimento por parte do procurador dele, da necessidade de buscar um novo caminho.
PAULO LUZ
sobre a saída de André
— O Grêmio é um grande clube, está sempre aberto, observando o mercado, mas neste momento estamos com o nosso plantel completo. Estamos preparados pra disputar qualquer competição em que nós estejamos inseridos — destacou.
A iminente saída do centroavante André também foi confirmada. Ainda sem definição sobre qual será o destino do atleta, o dirigente reiterou a intenção do clube de liberar o atacante:
— Estamos tentando encaminhar uma solução que possa ser boa para ambas as partes. É uma situação muito embrionária. Obviamente que há o entendimento por parte do procurador dele, da necessidade de buscar um novo caminho, novos ares, para dar encaminhamento à sua carreira, e nós queremos auxiliar.