O Grêmio somou seus primeiros pontos no Gauchão após vencer o Brasil-Pel, na tarde de domingo (16), por 1 a 0, no Bento Freitas. O primeiro gol do Tricolor no Estadual saiu da cabeça, e não dos pés, de um zagueiro. David Braz, substituto do lesionado Geromel e homem de confiança de Renato Portaluppi, garantiu a primeira vitória gremista no torneio.
Na segunda rodada, Renato mostrou uma de suas típicas características: a segurança em seus jogadores. Preferiu não mexer na equipe que perdeu para o Caxias na estreia do Gauchão e manteve a mesma escalação. Convicção e voto de confiança que, no entender do próprio comandante, ajudarão sua equipe e evoluir gradativamente ao longo do Estadual.
— O mais importante foi que o Grêmio conseguiu recuperar a derrota que tivemos dentro de casa para o Caxias. Aqui é sempre muito difícil de jogar, tudo mundo sabe, mas Campeonato Gaúcho é isso mesmo. A equipe no meu entender, apesar do calor, até que correu bem. Se entregou e competiu do jeito que a gente quer, apesar de ter sido somente a segunda partida do ano. Mas pode ter certeza que o Grêmio vai crescer — prometeu o treinador.
Ao final da partida, pouco sobre o jogo foi questionado ao treinador em entrevista no vestiário do Bento Freitas. Novidades sobre as contratações de Diego Souza e Thiago Neves pautaram os discursos de Renato e Klauss Câmara, executivo de futebol do Grêmio.
O treinador, sem meias palavras, fala como que já contasse com os meias em seu plantel. O "novo" Grêmio, para Renato, ainda carece de ajustes e peças especificas.
— Thiago vai chegar e jogar muito, já falei. O Diego vai nos ajudar. Já está fininho — exaltou.
Renato fez questão de ressaltar a dificuldade em encontrar bons nomes para a posição e condenou críticas as idades dos jogadores veteranos:
— Vejo muita gente criticar a chegada de Thiago Neves e Diego Souza. Vocês estão vendo a dificuldade da bola ficar lá na frente para o time respirar. Precisamos destes jogadores. Gostaríamos de buscar mais jovens, mas cadê? Tentamos, buscamos, procuramos, e não encontramos. Peço que o torcedor compreenda. Tenho conversado com Diego e Thiago, já expliquei o que é o Grêmio. Tenho certeza que vão chegar e nos ajudar.
O tom otimista na fala de Renato em relação aos reforços é apaziguado pelo discurso da direção gremista. Câmara procurou despistar detalhes das negociações e ressaltou que, até o momento, nenhuma decisão teve o martelo batido.
— São assuntos que ainda não estão finalizados. O Thiago Neves está num processo mais avançado, mas o Diego ainda está num processo de avaliação — se limitou o dirigente.
Ambos os jogadores de 34 anos estão livres no mercado e chegariam ao Grêmio com contrato até o final do ano. Thiago Neves estava no Cruzeiro desde 2017, foi bicampeão da Copa do Brasil, mas também participou da campanha que rebaixou o clube pela primeira vez à Série B. Já Diego Souza atuou no Botafogo na última temporada.
O certo a afirmar é que Renato conta com a articulação e experiência de Thiago e Diego em sua equipe. Criação que faz falta ao ataque gremista, uma vez que pouco tem sido efetivo no início desta temporada.
O Grêmio volta a campo na quinta-feira (20), às 21h30min, para enfrentar o São José na Arena. Diante de sua torcida, o time de Renato buscará entrar na zona de classificação do Grupo B. No novo formato do torneio, só os dois melhores da chave avançam à semifinal.