Durou pouco mais de 11 meses a relação entre Grêmio e Diego Tardelli. Nesta quinta-feira (16), por meio de seu perfil oficial no Twitter, o Tricolor anunciou a rescisão do vínculo com o atacante de 34 anos.
Contratado em 2019 como principal reforço para a temporada, Tardelli não conseguiu se firmar como titular no time de Renato Portaluppi. Foram apenas sete gols marcados em 47 jogos disputados pelo clube gaúcho.
Relembre 10 momentos da passagem do camisa 9 pela Arena
1) Chegada como ídolo
Cerca de 500 torcedores receberam o novo "fazedor de gols" do Grêmio no aeroporto Salgado Filho. Tardelli era o centroavante pedido por Renato para a temporada de 2019.
— Esse carinho não tem preço. Não esperava que tivesse tantos torcedores (na recepção). Isso é só o começo. Estou ansioso, querendo jogar e retribuir o carinho da torcida — disse Tardelli, à época.
2) Estreia
Sem atuar desde novembro de 2018, Diego Tardelli enfim entrava em campo com a camisa do Grêmio. Foi no dia 9 de março, contra o São José, na Arena. Entrou na função de Jean Pyerre, que substituía Luan, jogando atrás de André. Na ocasião, confessou que não teria problema em atuar em várias posições no gramado.
3) Primeiro gol
O primeiro gol de Tardelli pelo Grêmio foi marcado na goleada por 6 a 0 diante do Juventude, pelo jogo de ida das quartas de final do Gauchão. Na ocasião, o atacante anotou o último gol tricolor ao dar um leve toque que encobriu o goleiro da equipe caxiense.
— Eu estava um pouco ansioso pelo primeiro gol. Agora, é dar continuidade. Estou me esforçando ao máximo para entrar no ritmo dos jogadores que estão aí desde o início do ano — contou.
4) Lesões
Tudo começou com uma lesão muscular em maio de 2019. O jogador sentiu um desconforto após o empate com o Avaí, pelo Brasileirão. Em julho, o motivo foi uma forte gastroenterite, que o fez perder o confronto contra o Bahia pela Copa do Brasil.
5) Primeira cobrança pública da direção
Em julho, após uma vitória contra o Vasco, pelo Brasileirão, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, concedeu entrevista coletiva e fez uma forte cobrança ao rendimento de Tardelli.
— Tudo aquilo que podia ser feito pelo jogador já foi feito, o jogador é que tem de nos dar resposta daqui para frente. Ele precisa nos dizer se quer ficar e como quer ficar. Nós não vamos segurar ninguém — declarou.
6) Depressão
Diego Tardelli transitou entre o banco de reservas e a equipe titular do Grêmio. No segundo semestre da temporada de 2019, a direção e o jogador revelaram que o atacante acabou passando por um quadro de depressão.
— Passei por um período turbulento, muita gente não sabe o que aconteceu. Passei por um momento depressivo, sofri calado e sabia que meu momento ia chegar.
7) Gol decisivo contra o Libertad
O Grêmio iniciou o mata-mata das Libertadores com uma vitória sobre o Libertad, pelo placar de 2 a 0. Diego Tardelli marcou um dos gols. Após desvio de Kannemann, o atacante concluiu, em uma meia-bicicleta, e fez o gol que marcou a reconciliação do jogador com a torcida.
8) Titularidade após eliminação na Copa do Brasil
Depois da eliminação do Grêmio na Copa do Brasil, para o Athletico-PR, Tardelli teve o que pode ser considerado como um de seus melhores momentos no Grêmio. O atacante foi titular em cinco partidas consecutivas e marcou dois gols, contra o Cruzeiro e o Avaí.
9) Reserva contra o Flamengo no Maracanã
A atuação apagada no primeiro confronto contra o Flamengo, na Arena, fez com que Tardelli fosse preterido no confronto de volta contra a equipe carioca. André foi o escolhido por Renato Portaluppi. Tardelli até entrou no segundo tempo da partida no Maracanã, mas o confronto já estava definido.
10) Retomada e boa fase
Depois da goleada sofrida para os cariocas, Tardelli voltou ter boas atuações e conquistou uma vaga no time titular. Junto com Luciano, o atacante passou a dar uma nova dinâmica para o ataque gremista, com constante movimentação e troca de posições. Mesmo assim, o período não foi suficiente para que a permanência em 2020 fosse determinada.