É fácil perceber nos jogadores do Grêmio a fadiga ao longo dos primeiros trabalhos de campo na pré-temporada. Sob um sol fortíssimo e com temperatura de 32ºC, o treinamento desta sexta-feira (10) foi pródigo em atletas encharcados de suor, com ritmo bem cadenciado e fisionomia mostrando desconforto. A onda de calor na capital gaúcha tem merecido atenção especial dos profissionais da fisiologia e da preparação física do Tricolor.
O preparador físico Rogério Dias sempre acompanha os exercícios no gramado. Nesta sexta, quem mais correu no campo foi o volante Maicon, visivelmente extenuado após o trabalho. Atento à reação dos jogadores aos exercícios, Rogério alerta para o principal fator que previne situações de mal-estar ou outras complicações:
— A hidratação é um aspecto fundamental durante uma pré-temporada, ainda mais pela época do ano, o verão. Nos dias de temperatura elevadas, como estão ocorrendo, a nossa atenção nesse aspecto tem de estar redobrada.
Os líquidos à disposição dos jogadores são água e isotônicos. Caixas térmicas com garrafas e copos ficam dispostas por onde passam os atletas e as pausas nas baterias de exercícios são constantes. Em outros tempos, os períodos de treinamentos no início das temporadas era feito na Serra, com temperaturas mais amenas.
Os profissionais das áreas médica e técnica acreditam que não há mais a necessidade de sair de Porto Alegre nas preparações, mas ratificam a importância dos cuidados como o exposto por Rogério Dias. A carga física é dosada, além de muitas das atividades serem feitas em academia, com ar-condicionado. A expectativa de chuva e uma diminuição na temperatura dos próximos dias é saudada por todos. Até a próxima segunda-feira (13), os trabalhos previstos seguem em dois turnos no Grêmio. Renato Portaluppi é esperado apenas no dia 20 para efetivar os trabalhos táticos que inicialmente serão comandados pelo assistente Alexandre Mendes.