O primeiro dia do ano rendeu um presente aos torcedores do Grêmio: o volante Lucas Silva, 26 anos, que foi anunciado pelo clube na tarde desta quarta-feira (1º). Com vínculo firmado até dezembro de 2023, o atleta foi o segundo contratado pela equipe gaúcha para a temporada 2020. O primeiro foi Victor Ferraz, oficializado no dia 14 de dezembro em troca de Madson, que foi para o Santos. Ambos se apresentam com os demais jogadores na próxima quinta-feira, dia 9.
Natural de Bom Jesus de Goiás, o volante formado nas categorias de base do Cruzeiro teve destaque em 2013 e 2014 no clube mineiro, com o bicampeonato nacional, sendo vendido ao Real Madrid em janeiro de 2015 por cerca de 15 milhões de euros — algo em torno de R$ 45 milhões à época. Na Espanha, teve poucas oportunidades. Atuou em nove jogos com a camisa merengue na temporada 2014/2015, mas não se firmou e acabou virando moeda de troca.
Foi emprestado ao Olympique de Marseille, da França, em agosto de 2015. Por lá, disputou 32 partidas, mas não convenceu e acabou devolvido ao Real Madrid. Fora dos planos do técnico Zinedine Zidane, o atleta seria repassado ao Sporting, de Portugal, mas foi reprovado em exames médicos por causa de um problema no coração. Lucas Silva ficou alguns meses sem jogar até que foi emprestado ao Cruzeiro, em janeiro de 2017. Ainda que o jogador tenha confirmado que os testes realizados em Lisboa apresentaram um problema cardíaco, ele fez novos exames que não mostraram nenhuma anormalidade.
— O Lucas é um cara muito querido pela torcida, pela imprensa, tem bom trato com todo mundo, e o pessoal por aqui ficou bem assustado quando saiu esse diagnóstico. Mas ele voltou ao Cruzeiro, fez todos os exames que precisam ser feitos, e eles não apontaram nenhuma irregularidade — ressalta o repórter Rafael Araújo, do globoesporte.com de Minas Gerais.
No retorno ao Cruzeiro, disputou 98 partidas e se mostrou plenamente recuperado, participando das conquistas da Copa do Brasil de 2017 e 2018. Atuou até junho de 2019 pelo clube mineiro, mas não teve o empréstimo renovado e retornou ao Real Madrid. Como não seria aproveitado na equipe espanhola, rescindiu de forma amigável seu contrato em setembro, ficando livre no mercado.
— O Lucas teve um início ali no fim de 2012. Ganhou oportunidades com o Celso Roth, mas foi se firmar em 2013 e 2014, com o Marcelo Oliveira, sendo um dos grandes jogadores do Cruzeiro até ser negociado com o Real Madrid. Nessa segunda passagem, com o Mano Menezes, quando ganhou oportunidades e teve condições físicas foi bem. Não renovou por algumas questões de não entendimento com o Itair Machado (ex-vice-presidente). A torcida gosta muito dele, é um belo jogador — destaca o repórter Emerson Pancieri, da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte.
Segundo volante de origem, Lucas é destro e tem 1m82cm. É considerado um jogador de bom passe e boa finalização de fora da área.
— O Lucas Silva tem um senso de posicionamento muito bom, mas não dá para esperar tanta imposição física dele. Ele compensa com o bom passe, a bola longa de qualidade e o chute de média e longa distância — avalia Araújo.
No Grêmio, o jogador chega para ser o substituto de Maicon ou Matheus Henrique, quando os titulares estiverem fora. No entendimento de Pancieri, o jogador tem tudo para se sair bem em Porto Alegre:
— O Grêmio é um time que joga bonito e o Lucas Silva é um jogador que joga bonito. Tem bom passe, atua sempre de cabeça erguida e é bastante vertical. Pode ajudar muito o Grêmio. E tem muito a crescer nas mãos do Renato.
Bob Faria, comentarista do Grupo Globo, também confia na tutela do técnico Portaluppi para recuperar o melhor futebol do novo volante.
— Na volta ao Cruzeiro, demorou muito a retomar o bom futebol e embora no período final de seu contrato tenha conseguido ser titular, nunca chegou a mostrar o futebol que se acreditava que pudesse mostrar. Mas ainda pode voltar a viver uma grande temporada. De repente o Renato encontra a melhor maneira dele jogar e os atributos voltem a aparecer — opina Faria.
Ficha Técnica
- Nome: Lucas Silva Borges
- Posição: volante
- Data de nascimento: 16/02/1993 (26 anos)
- Cidade natal: Bom Jesus de Goiás-GO
- Altura: 1m82cm
- Clubes na carreira: Cruzeiro (2007 a 2011), Nacional-MG (2012), Cruzeiro (2012 a 2014), Real Madrid-ESP (2015), Olympique de Marselha-FRA (2015 a 2016), Cruzeiro (2017 a 2019)
- Títulos: Campeonato Brasileiro Sub-20 (2010), Campeonato Brasileiro (2013 e 2014), Campeonato Mineiro (2014, 2018 e 2019) e Copa do Brasil (2017 e 2018), além do Torneio de Toulon pela seleção brasileira sub-21 (2014)
Números de Lucas Silva em 2019
- 18 jogos
- 965 minutos em campo
- Nenhum gol
- 2 assistências
- 24 desarmes
- Nenhum cartão
Na carreira
- 225 jogos
- 5 gols
- 12 assistências
- 7 títulos