Quarto colocado no Brasileirão e eliminado nas semifinais de Libertadores e Copa do Brasil, o Grêmio precisa de três reforços com status de titular para a largada de 2020, segundo os comentaristas ouvidos por GZH. O time está consolidado, na visão deles, em oito posições, mas em algumas funções específicas não adiantará repetir os nomes da atual temporada. São elas: goleiro, lateral-direito e centroavante.
Paulo Victor teve um 2019 com mais baixos do que altos. O grande momento nas finais do Gauchão, quando teve ótima atuação no Gre-Nal do Beira-Rio e defendeu três pênaltis no clássico da Arena, não se repetiu nos meses seguintes. O goleiro teve atuações criticadas em partidas importantes, como as quartas e as semifinais da Libertadores e os mata-matas da Copa do Brasil.
Seu reserva imediato, Júlio César, também não deu segurança, como na partida contra o Fluminense pelo Brasileirão, quando levou cinco gols, sendo um deles errando um drible em cima do ataque dos cariocas. Phelipe Megiolaro, a terceira opção, ainda é jovem e poderia evoluir com um jogador mais experiente a seu lado.
Na lateral direita, desde a lesão de Leonardo Gomes na semifinal da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, não houve reposição à altura. Nem Leonardo Moura nem Galhardo passaram confiança suficiente, a ponto de Renato Portaluppi improvisar Paulo Miranda no jogo mais decisivo do ano, diante do Flamengo, no Maracanã.
Como Léo Gomes está machucado e os outros dois atletas nem sequer renovaram seus vínculos, essa reposição será urgente, praticamente a maior das prioridades da direção. Por isso, nomes como Victor Ferraz e Gilberto aparecem entre os especulados.
Além de lateral-direito e goleiro, o ataque também ficou devendo. Mesmo que a equipe tenha marcado 125 gols na temporada, a figura de um centroavante, tão necessária no esquema de Renato, precisará ser buscada no mercado.
André ainda tem contrato, mas terminou o ano inviabilizado com a torcida, a ponto de ser vaiado antes mesmo de entrar em campo. Vizeu deixou o clube após o fim de seu empréstimo com a Udinese. Luciano foi o titular nas rodadas finais, mas não empolga. Tardelli viveu situação semelhante à de André.
— São as posições em que o Grêmio ficou bem abaixo de seus rivais de ponta neste ano — diz Leonardo Bertozzi, comentarista da ESPN.
Além das posições mais procuradas, os comentaristas também apontam outros casos que exigem atenção. Para André Rizek, apresentador do SporTV, a direção deveria encontrar reposição para Maicon:
— Não foi um bom ano dele e sua atuação contra o Flamengo nos 5 a 0 evidenciou isso.
O colunista de GaúchaZH José Alberto Andrade indica outro ponto:
— Vejo que o Grêmio deve procurar uma opção a Cortez. A lateral esquerda está preenchida, mas pode ter mais qualidade.