Auxiliar técnico do time sub-20 do Grêmio, o ex-jogador João Antônio teria sido xingado de "negro palhaço" por um membro da comissão técnica do Nacional-URU na noite desta quarta-feira (4), após o jogo entre as duas equipes válido pela Copa Ipiranga Sub-20, no gramado do SESC Campestre, em Porto Alegre. O caso foi registrado em um boletim de ocorrência na 14ª Delegacia da Polícia Civil – o incidente também consta na súmula da partida.
O delegado Cleber Lima terá acesso ao boletim apenas no período da tarde desta quinta-feira (5), quando deve ser aberto um inquérito por injúria racial.
Segundo relatos de pessoas que pediram para não serem identificadas, o incidente ocorreu quando os profissionais tentavam apartar uma briga entre os atletas, imediatamente após o apito final. Dentro de campo, o Grêmio havia empatado o jogo em 2 a 2, com gol de falta no último minuto.
Na súmula do jogo, divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) na tarde desta quinta-feira, consta que a injúria teria sido cometida pelo técnico do Nacional, Tabaré Alonso, de acordo com relato da Brigada Militar. O árbitro da partida, Marcello Ignácio Domingues Neto, escreveu que nenhum membro da comissão de arbitragem percebeu o xingamento do uruguaio.
A reportagem de GaúchaZH tentou contato por telefone João Antônio, que não atendeu às ligações. Dirigentes da base gremista também foram procurados e ninguém quis se manifestar sobre o caso. GaúchaZH tenta contato com representantes do clube uruguaio.