Rômulo está dando o que falar no final de 2019. O volante tem contrato de empréstimo com o Grêmio até o fim do ano e pertence ao Flamengo, onde tem mais um ano de vínculo. O empresário do jogador, Daniel Britto, afirmou que o estafe do atleta aguarda a oficialização da renovação de Renato Portaluppi para negociar.
Há uma semana, o executivo Klauss Câmara fez contato com a diretoria do Flamengo para tentar tratar do negócio envolvendo o volante. Ouviu dos cariocas – que atualmente pagam parte do salário do atleta – que Jorge Jesus não contava com o volante para 2020, mas que o clube carioca gostaria de mudar os moldes do atual negócio.
O time do Rio de Janeiro pretendia que o Grêmio pagasse a integralidade do salário ou que o Tricolor adquirisse o atleta em definitivo. Klauss tentou negociar estes termos, mas ouviu que o Flamengo só trataria disto após a disputa do Mundial no Catar. O atleta seria um jogador da confiança de Renato Portaluppi, que solicitou a manutenção do atleta no elenco.
Com a divulgação da negociação na imprensa, a torcida do Grêmio se manifestou. Torcedores foram para as redes sociais para fazer uma espécie de "abaixo-assinado virtual" para mostrar à direção a insatisfação com a manutenção do jogador. Além disso, comenta-se nos bastidores do clube que a renovação de Rômulo brecaria a ascensão do jovem Darlan, que poderia ganhar mais espaço no ano que vem, tal qual Matheus Henrique cresceu em 2019.
Mas Renato Portaluppi é taxativo: quer Rômulo em definitivo. Esta, inclusive, seria uma das exigências do treinador para renovar. Por isso, Renato deve ganhar esta queda de braço.