A contestada atuação de Paulo Victor no recente empate com o Flamengo, pela Libertadores, levantou questões sobre o futuro da camisa 1 gremista. Para um clube que tem em Danrlei um símbolo, e quem dominou a pequena área por uma década, e, depois, um Marcelo Grohe seguro e igualmente multicampeão, o futuro da posição parece garantido na Arena.
E o futuro parece ser paulista no gol do Grêmio. Brenno, o atual terceiro da função, e Phelipe Megiolaro, titular no Brasileirão de Aspirantes – que decide o título da competição contra o rival Inter – e já convocado por Tite para a Seleção Brasileira, são de Sorocaba e de Campinas, respectivamente.
Pratas da casa, Brenno e Megiolaro têm tudo para fazer uma disputa por vaga de titular em um futuro breve. Com 20 anos de idade e 1m88cm de altura, Brenno recebeu duas boas chances no começo do ano. No Campeonato Gaúcho, foi titular no Gre-Nal da Arena, vencido pelo Grêmio por 1 a 0, na fase classificatória, e no 2 a 0 sobre o Pelotas, na sempre inóspita Boca do Lobo. Com boa atuações em ambos os jogos. Tem sido o terceiro goleiro da equipe de Renato Portaluppi.
Mais badalado do que Brenno, Megiolaro, também de 20 anos, mas três centímetros mais baixo, já teve grandes momentos nas duas últimas temporadas. Foi convocado por Tite para compor a delegação da Seleção Brasileira nos amistosos de 2018, contra Argentina e Arábia Saudita, além de ter treinado com o grupo durante a preparação para a Copa América, inclusive defendendo pênalti de Neymar em um dos treinos. Chegou a ficar no banco de reservas no recente amistoso diante do Catar. Na Copa América, assim que Alisson se apresentou, Megiolaro foi liberado. O ex-goleiro do Inter agradeceu ao novato.
— Alisson brincou comigo: "Não queria te atrapalhar, mas agora é minha vez" (risos). Quem sabe chega a minha também? — comentou à época.
Desde 2013 no Grêmio, ele acumula também convocações para a base do Brasil. Foi capitão no Torneio de Toulon, em 2017, e titular no Sul-Americano sub-20 de 2019.
— Phelipe Megiolaro está conosco desde 2015. É um goleiro acima da média, dono de agilidade e frieza. É muito bom no um contra um. É extraclasse. O Brenno chegou em 2017 ao Grêmio, após jogar no Desportivo Brasil. É um goleiro frio, de ótima colocação. Essa será uma ótima disputa — atesta Luis Ferrari, diretor das categorias de base do Grêmio.
Apesar de ter um contrato curto para os padrões atuais, somente até o final de 2020, Megiolaro é alvo de elogios na Seleção Brasileira. E poderá voltar a ser convocado por Tite.
— Ele foi muito bem quando esteve com a gente na Seleção. Não é muito alto, não tem esse perfil de goleiro moderno, mas é muito técnico, muito rápido. Gostei muito dele. Conversei com o Rogério Godoy (preparador dele no Grêmio) e disse que a altura não vai impedir de ser aproveitado na equipe principal. Ele tem todos os outros requisitos: técnica, personalidade, tranquilidade. Fiquei muito contente com o trabalho que fez na Seleção. Nesta faixa de idade, ele está à frente dos outros goleiros. Tanto é que indiquei o Phelipe para a seleção olímpica — comentou Taffarel, preparador de goleiros da Seleção, em recente entrevista à Rádio Gaúcha.
Depois dos longevos e campeões Danrlei e Grohe, tudo indica que o futuro da camisa 1 do Grêmio está bem encaminhado.
O tempo de contrato dos quatro principais goleiros do Grêmio:
- Paulo Victor - 31/12/2022
- Brenno - 31/12/2021
- Julio Cesar - 31/12/2020
- Phelipe Megiolaro - 31/12/2020
Os números de Brenno
Desde que ascendeu aos profissionais do Grêmio:
2018
- Jogos pela Copa FGF - 12
- Gols sofridos - 8
- Minutos em campo - 1.080
- Jogos pelo Brasileirão de Aspirantes - 5
- Gols sofridos - 4
- Minutos em campo - 450
- Jogos pelo Brasileirão Sub-20 - 1
- Gols sofridos - 2
- Minutos em campo - 90
2019
- Jogos pelo Gauchão - 2
- Gols sofridos - 0
- Minutos em campo - 180
- Jogos pela Copa FGF - 1
- Gols sofridos - 1
- Minutos em campo - 81
- Jogos pelo Brasileirão de Aspirantes - 7
- Gols sofridos - 6
- Minutos em campo - 630
Os números de Phelipe Megiolaro
Desde que ascendeu aos profissionais do Grêmio:
2019
- Jogos pelo Brasileirão de Aspirantes - 6
- Gols sofridos - 4
- Minutos em campo - 540
- Jogos pela Copa FGF - 3
- Gols sofridos - 2
- Minutos em campo - 270