O Rio de Janeiro é palco já na manhã desta quarta (23) de uma das grandes mobilizações da torcida do Grêmio na história do clube. No total, quatro mil tricolor estarão presentes no Maracanã, na decisão contra o Flamengo, nesta noite, além de muitos outros que não conseguiram ingressos e ficarão nas imediações do estádio. Desde as primeiras horas da manhã, centenas de torcedores já agitam as ruas da capital fluminense e a praia da Barra da Tijuca, em frente ao hotel da delegação do time.
— É a maior mobilização da torcida do Grêmio em um jogo no Brasil desde 1997. Teremos cerca de seis mil gremistas aqui no Rio de Janeiro. Muita gente reservou passagem, mas acabou não conseguindo comprar ingressos, pois a demanda era muito maior do que a quantidade de bilhetes disponíveis — afirma Thiago Gloriano, gerente do Departamento do Torcedor Gremista (DTG), área do clube responsável pelo relacionamento com a torcida.
Os torcedores presentes em frente ao hotel do clube, na Barra, exibem faixas, entoam cânticos e fazem churrasco na beira da praia enquanto não chega a hora do jogo. Volta e meia, flamenguistas passam de carro em frente ao grupo tricolor e as torcidas trocam algumas provocações, mas sem nenhum tipo de hostilidade mais séria.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro recomenda que os ônibus e vans de excursões da torcida do Grêmio se concentrem na Barra da Tijuca, na Rua Eugênio Lira, até no máximo às 16h. De lá, o grupo será escoltado até o estádio. Torcedores que se deslocarem por meio de táxis, aplicativos ou carros particulares, devem se dirigir à esquina das ruas São Francisco Xavier e Artur Menezes, nas imediações do Maracanã.
Enquanto Renato Portaluppi prepara a estratégia da equipe, a torcida tricolor já está pronta para fazer história.