O Grêmio chegou ao Rio de Janeiro às 5h da manhã deste domingo, com um atraso de mais de três horas e com uma grande preocupação para a decisão contra o Flamengo, na quarta (23), pela semifinal da Libertadores. Com lesão no pé direito, o atacante Luan estava mancando bastante no desembarque da delegação gremista na concentração, na Barra da Tijuca. Com nítida dificuldade para caminhar, o atleta foi o último a descer do ônibus e a ingressar no hotel. Devido ao atraso na chegada, por conta de um imprevisto na decolagem em Fortaleza, o treino previsto para às 15h, no CT do Fluminense, foi cancelado.
Conforme relatado por integrantes da delegação, o avião fretado do clube teve que ser trocado. A escada móvel utilizada para o embarque de passageiros teria atingido a asa da aeronave. Desta forma, por razões de segurança, um novo avião, da empresa Sideral, foi deslocado de Brasília. Assim, em vez de decolar às 22h30min, como estava previsto, o Grêmio deixou o Ceará apenas às 2h da manhã.
Já era dia quando o voo gremista pousou no aeroporto do Galeão. A aterrissagem prevista para à 1h45min, ocorreu apenas pouco depois das 5h. Na chegada ao hotel, jà às 6h, não havia torcedores e nem outros hóspedes. Com residência no Rio, o técnico Renato Portaluppi não desembarcou junto com os jogadores.
Com o cancelamento do treino, os atletas terão todo o domingo (20) para descansar. Apenas Luan seguirá realizando tratamento médico. O clube não divulga o problema que ele tem, nem a gravidade e nem a previsão de retorno. O que se sabe é que a causa foi um pisão no pé direito na derrota por 1 a 0 para o Bahia, no dia 16. O jogador inclusive realizou um exame na capital cearense, pouco antes da derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, no sábado (19).
Caso Luan não possa atuar na quarta (23), o meia Thaciano é o jogador mais cotado para substituí-lo. Outra alternativa seria o recuo do atacante Diego Tardelli. Desta forma, André ingressaria no setor ofesnsivo. Apesar de estar com a delegação no Rio de Janeiro, o garoto Jean Pyerre ainda tem lesão muscular e dificilmente terá condições de iniciar a partida no Maracanã.
Tricolor reforçado
Em relação ao jogo de ida da semifinal contra o Flamengo, que terminou empatado em 1 a 1, o Tricolor terá outras três novidades: o zagueiro Pedro Geromel, recuperado de lesão, o lateral Léo Moura e o volante Maicon, estes dois, na ocasião, não reuniam as melhores condições físicas para a primeira partida.
O provável time do Grêmio para a decisão contra o Flamengo tem: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique e Maicon; Alisson, Thaciano e Everton; Diego Tardelli. Com lesão muscular, o goleiro reserva Júlio César não ficará no banco e será substituído pelo jovem Phelipe Megiolaro, que foi titular na derrota para o Fortaleza.
Também estão relacionados no Rio de Janeiro os zagueiros Paulo Miranda, David Braz e Rodrigues, os laterais Galhardo e Juninho Capixaba, os volantes Michel, Rômulo e Darlan, os meias Luan, Jean Pyerre e Patrick e os atacantes Pepê, Luciano e André. Mesmo impedido de atuar contra o Flamengo por uma cláusula contratual, o volante Rômulo segue com a delegação.
Para avançar à final da Libertadores, o Grêmio precisa vencer o Flamengo por qualquer placar ou empatar marcando dois gols ou mais. Um novo 1 a 1 leva a decisão para os pênaltis. Um empate em 0 a 0 dará a classificação ao time flamenguista.