A torcida do Grêmio pôde comemorar com goleada e boa atuação o aniversário de 116 anos do clube. Na tarde desse domingo (15), diante de mais de 40 mil pessoas na Arena, o Tricolor se impôs e bateu o Goiás por 3 a 0 na 19ª rodada, a última do primeiro turno do Brasileirão. Jean Pyerre, Everton e Alisson anotaram os gols ainda no primeiro tempo da partida, que marcou também a estreia do novo terceiro uniforme gremista.
Após o jogo, o clima foi de confiança e satisfação com o resultado. A goleada serviu ainda para o Grêmio terminar o primeiro turno do Brasileirão na oitava posição, uma recuperação após o clube ter passado seis rodadas na zona de rebaixamento no começo da competição.
— Foi uma aula de futebol da minha equipe. Conseguimos três pontos importantíssimos para subirmos na tabela e, também, por ser o aniversário do clube. Essa vitória de hoje eu dedico ao nosso clube e à nossa torcida. O clube não conseguiria existir sem a torcida. Então, estão todos de parabéns, a torcida, os jogadores e o clube — disse um entusiasmado Renato Portaluppi.
O treinador seguiu os elogios aos jogadores. Autor de um golaço que abriu o placar na Arena, Jean Pyerre teve evolução exaltada por Renato após o apito final do árbitro Sávio Sampaio.
— Ele é um grande jogador. O Jean Pyerre vem se destacando e é mais um atleta que trabalhamos junto com a base do Grêmio. O clube vive de revelar garotos e temos feito isso nos últimos três anos. Saem e entram jogadores e o Grêmio segue jogando da mesma forma. O Jean (Pyerre) a cada partida que passa vem se destacando — avaliou.
O próprio Jean Pyerre comentou o seu golaço. O meia de 21 anos considerou o gol marcado diante do Goiás como o seu mais bonito desde que subiu ao profissional do Grêmio.
—Eles (grupo do Grêmio) me xingam porque não chuto a gol. Sabem das características que tenho, mas às vezes prefiro dar um passe do que bater a gol. Hoje (domingo) eu vim com o pensamento de que ia arriscar e usar essa arma. Graças a Deus pude ser feliz e, para mim, até o momento esse é o gol mais bonito que fiz no profissional — afirmou o atleta.
Não apenas Jean Pyerre recebeu elogios. Renato Portaluppi também mostrou-se satisfeito com as atuações de Galhardo e David Braz. Os dois podem ser titulares diante do Flamengo pela Libertadores em razão das lesões de Leonardo Gomes e Geromel.
O lateral-direito titular é desfalque certo para o restante da temporada enquanto o zagueiro ainda é dúvida para o jogo de ida da semifinal. Renato ressaltou que as boas atuações dos jogadores que entraram na equipe mostram a força do elenco do Grêmio.
—É por isso que a diretoria e o presidente me dão esse grupo qualificado. O Grêmio disputa e chega em todas as competições. Por conta disso, é preciso ter opções. Não podemos ter o grupo na conta do chá, você tem de ter jogadores que vão entrar e dar conta do recado. Temos de trocar atletas por lesões e cartões e o time segue jogando bem. Isso mostra que é fundamental ter um grupo bom — completou Renato.
Antes do primeiro confronto com o Flamengo pela semifinal da Libertadores, em 2 de outubro, o Grêmio ainda terá três compromissos pelo Brasileirão. No próximo sábado (21), vai a Vila Belmiro encarar o Santos. Depois, enfrentará o Avaí (26), na Arena, e o Fluminense (29), no Maracanã.