Há exatos 30 anos, o Grêmio superava o Sport no Estádio Olímpico e tornava-se o primeiro campeão da Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (4), às 19h, diante do Athletico-PR, o clube busca uma classificação à final para ir em busca da sua sexta taça da competição.
O primeiro título tricolor na competição começou a ser construído frente ao desconhecido Ibiraçu, no Estádio Engenheiro Araripe, em Vitória, no Espírito Santo.
Um gol do lateral-direito Alfinete deu a vitória ao Tricolor na estreia, que ocorreu longe de casa. No jogo de volta, o Grêmio confirmou a classificação com uma goleada por 6 a 0 no Olímpico, gols de Alfinete, Adilson Heleno, Cuca, Kita e Paulo Egídio (duas vezes).
Nas oitavas de final, o confronto foi contra o Mixto-MT. No primeiro jogo, no Estádio José Fragelli, em Cuiabá, uma goleada de 5 a 0, com gols de Nando (duas vezes), Cuca, Alfinete e Assis decretou a vitória tricolor. A volta nem foi realizada. O time do Mato Grosso não conseguiu viajar a Porto Alegre e o Grêmio foi declarado o vencedor pela ausência do adversário.
Nas quartas, o Grêmio enfrentou o Bahia. A primeira partida, na Fonte Nova, em Salvador, terminou com vantagem gremista por 2 a 0: gols de Cuca e Kita. Na partida da volta, uma vitória simples com um gol de Edinho colocou o time de Cláudio Duarte na semifinal da Copa do Brasil.
Nesta fase o time gaúcho enfrentou nada menos do que o Flamengo de Telê Santana e de Zico. Em pleno Maracanã, o Grêmio segurou um empate em 2 a 2, com gols de Luís Eduardo e de Paulo Egídio, e levou a vantagem para o Olímpico. Na volta, uma goleada espetacular: 6 a 1, com gols de Almir, Assis, dois de Cuca e dois de Paulo Egídio, que classificou o Tricolor para a final contra o Sport Recife.
O resultado da ida, um 0 a 0 fora de casa, poderia até ser considerado negativo. Mas a decisão seria no Olímpico. A força dos 60 mil gremistas que lotaram o estádio acabou empurrando o time para a sua primeira conquista na Copa do Brasil. Com o estádio completamente lotado, Assis abriu o placar no primeiro tempo. Aos 45 minutos, o Sport empatou. Em um segundo tempo tenso, Cuca colocou os donos da casa novamente à frente aos 35 minutos. O gol fez o Olímpico explodir em festa: Grêmio campeão da Copa do Brasil.