Faltando uma semana para o jogo de ida da semifinal da Libertadores entre Grêmio e Flamengo, o técnico Renato Portaluppi já sabe que não poderá contar com Jean Pyerre para enfrentar os cariocas na Arena, na próxima quarta-feira (2). O substituto está definido e será Luan, que ganha a oportunidade de retornar ao time no momento mais importante da temporada gremista.
Luan perdeu a condição de titular justamente depois de uma partida da Libertadores, em abril. Após ser derrotado pela Universidad Católica, no Chile, o Grêmio tinha apenas um ponto em três rodadas na fase de grupos e Renato Portaluppi tomou a decisão de mexer na equipe. Uma das alterações foi a entrada de Jean Pyerre na vaga de Luan, que naquele momento acabou afastado do elenco para recuperar a condição física.
As boas atuações de Jean Pyerre não deram espaço para o camisa 7 voltar ao time. O próprio Luan reconhece isso. Ele, no entanto, garante que trabalhou para recuperar seu lugar e não considera que vive um momento de baixa no clube.
— Procurei trabalhar mais ainda. Nestas horas é o que tem a fazer, focar e trabalhar. Por eu não estar jogando, muitas pessoas falam que não estou bem. Mas tem de ressaltar que o nosso time está muito bem. O nível do Grêmio é muito alto. Por não estar jogando, não quer dizer que eu não estava bem. Era a equipe que estava bem. Quem estava jogando vinha dando resposta — disse Luan em entrevista coletiva na terça-feira (24).
A primeira amostra de Luan em sua volta ao time foi positiva. Ainda menos participativo na criação das jogadas do que em seu melhor momento, quando foi o destaque do tri da Libertadores do Grêmio e eleito o Rei da América, o camisa 7 provou contra o Santos no último sábado que ainda pode ser decisivo. Foi dele o gol que abriu o caminho para a goleada de 3 a 0 na Vila Belmiro, onde o Peixe estava invicto no Brasileirão.
— Não há no elenco do Grêmio alguém mais talhado para decisões que o Luan. Ele é o substituto perfeito e indiscutível para o Jean Pyerre. Além disso, existe o aspecto técnico, que coloca Luan entre os grandes jogadores do Brasil. Embora a fase não seja a mesma de 2016 e 2017, quando foi o principal jogador do Grêmio, Luan é dono de uma genialidade adormecida, mas que poderá despertar no momento em que o Grêmio mais precisa dele — aponta Filipe Gamba, colunista de GaúchaZH.
O gol contra o Santos foi o terceiro de Luan no Campeonato Brasileiro. Nos últimos três jogos que fez como titular na competição, ele marcou dois gols. Os números trazem confiança para uma retomada do protagonismo.
— O que passava na minha cabeça era procurar me preparar para estar bem e poder corresponder à altura de quem estava jogando. Me dediquei a cada treinamento e, por isso, pude fazer uma boa partida no sábado e ajudar os meus companheiros a vencer — declarou Luan.
Números e características
Levando em consideração as estatísticas, os dois jogadores têm números parecidos ao longo da temporada. Luan é o vice-artilheiro gremista (empatado com Pepê) em 2019, com oito gols marcados. Jean Pyerre aparece logo atrás, com seis. Em relação a assistências, a vantagem é de Jean Pyerre, com oito, o líder do Tricolor nesse quesito. Luan é segundo da lista, com sete.
Levando em conta apenas a Libertadores, Jean Pyerre apresenta números superiores. Titular em sete jogos, o camisa 21 marcou dois gols e deu duas assistências. Luan não fez nenhum gol nem deu assistência nas três partidas em que iniciou na competição.
Embora façam a mesma função e tenham a qualidade técnica como seus pontos fortes, Luan e Jean Pyerre apresentam características diferentes em seus estilos de jogo.
— Os dois são parecidos na qualidade, na parte técnica e fazem bem essa função de meia por trás do centroavante. O Luan teve a formação mais como um jogador de ataque, de chegar à área adversária. Já o Jean Pyerre chegou jogar mais recuado, como volante. Os dois jogam com tranquilidade nessa função de meia, mas têm capacidade para atuar em outras posições também — cita o ex-coordenador da base do Grêmio, Júnior Chávare, que trabalhou com Luan e Jean Pyerre.
O analista tático e colunista do site globoesporte.com. Leonardo Miranda acredita que essa diferença de característica pode ser um ponto a favor do Grêmio na semifinal da Libertadores. Ele avalia que a forma de jogar de Luan pode causar maior dificuldade para a marcação do Flamengo.
— É interessante ter o Luan nessa função. O Flamengo perdeu o Cuellar e o Jorge Jesus fez a opção de usar o Willian Arão, que nunca foi primeiro volante. Ele é tático, um jogador que ocupa espaços, mas não é dessa função. Vai ser interessante o Grêmio atacar essa região na frente da área do Flamengo. É basicamente entre o volante e o zagueiro que o Luan gosta de atuar e pode bagunçar a marcação do time carioca, que têm zagueiros com dificuldades para subir a marcação — sustenta.
O Grêmio deverá fazer nesta quinta-feira (24) diante do Avaí, na Arena, seu último jogo com os titulares antes do confronto de ida com o Flamengo, pois a tendência é de que Renato Portaluppi escale os reservas contra o Fluminense, no domingo. Luan, assim, terá diante da torcida uma nova oportunidade para mostrar que está pronto para ser o substituto de Jean Pyerre no compromisso mais importante do ano.
Números da temporada:
Jean Pyerre
- Gols: 6
- Assistências: 8
Luan
- Gols: 8
- Assistências: 7
LIBERTADORES
Jean Pyerre
- Jogos: 10 (7 como titular)
- Gols: 2
- Assistências: 2
- Finalizações por jogo: 2,5
- Eficiência dos passes: 87%
- Dribles por jogo: 0,7 (64% de acerto)
- Desarmes por jogo: 1
Luan
- Jogos: 6(3 como titular)
- Gols: 0
- Assistências: 0
- Finalizações por jogo: 1
- Eficiência dos passes 83%
- Dribles por jogo: 1,2 (67% de acerto)
- Desarmes por jogo: 0,2
BRASILEIRÃO
Jean Pyerre
- Jogos: 10 (todos como titular)
- Gols: 3
- Assistências: 2
- Finalizações por jogo: 1.3
- Eficiência dos passes: 92%
- Dribles por jogo: 2,2 (73% de acertos)
- Desarmes por jogo: 0,7
Luan
- Jogos: 15 (10 como titular)
- Gols: 3
- Assistências: 3
- Finalizações por jogo: 1
- Eficiência dos passes: (84)
- Dribles por jogo: 1,5 (79% de acertos)
- Desarmes por jogo: 0,7