O Grêmio voltou a vencer o Libertad e garantiu sua classificação às quartas de final da Libertadores. Os 3 a 0 aplicados pelo Tricolor no estádio Defensores del Chaco, no Paraguai, deixaram Renato Portaluppi satisfeito com sua equipe. Depois do jogo, o técnico avaliou o bom momento do time no último mês.
— Eu sempre falei que a parada da Copa América iria ser benéfica para o Grêmio. Nós tínhamos muitos jogadores no Departamento Médico. E o grupo completo é muito bom, a gente cresce muito nesses momentos. E vem sendo assim nas três competições. Por melhor que seja o grupo, é difícil ir bem nas três. E o Grêmio vai muito bem, obrigado. Por isso dei os parabéns, é um grupo maravilhoso — elogiou.
O técnico também falou sobre André, autor de dois dos três gols marcados nesta quinta-feira (1). Apesar de ter encerrado uma seca de 11 jogos sem balançar as redes, o treinador ressaltou que nunca deixou de dar suporte neste período.
— Eu nem deveria falar sobre o André. Eu sempre o defendi pelas suas qualidades e pelo que representa no grupo. É um jogador muito querido por todos. Ele precisava de uma atuação como a de hoje. Fez dois gols, jogou muito bem. Tenho certeza de que agora ele vai tirar esse peso dos ombros. É um jogador que sempre teve a minha confiança e a do grupo. Eu torcia muito para que ele fizesse gol, e ele fez. Ele não vinha fazendo, mas vinha nos ajudando. Particularmente, eu fico muito feliz pelo André. Agora, na sequência, ele vai jogar mais tranquilo e fazer mais — concluiu.
Confira outros trechos da coletiva de Renato Portaluppi
Aposta em André
"Eu sempre vou comprar o barulho de um jogador meu. É normal alguém receber crítica quando não está bem. Mas se eu for tirar um jogador sempre que alguém criticar, quem vai escalar minha equipe é a torcida e a imprensa. E isso nunca vai acontecer. Eu sempre vou defender os jogadores que recebem críticas. Muita coisa de ruim que falam do portão pra fora, não entra no nosso grupo. Estamos fechados, do presidente ao roupeiro".
Confronto com o Palmeiras
"É um dos grandes clubes do futebol brasileiro, tem um dos melhores planteis, tem um grande treinador. Mas o Grêmio também tem uma grande equipe, uma grande torcida e um grande grupo. É briga de cachorro grande. O mais importante de tudo foi ter passado de fase. A partir de amanhã, voltamos a respirar Campeonato Brasileiro. Mas é clube grande, e clube grande disputa três competições. Estamos crescendo no momento certo. São grandes clubes, mais cedo ou mais tarde, teríamos que nos enfrentar. Vai ser na Libertadores".
Centésima vitória na Libertadores
"Hoje, estamos felizes pela classificação. Chegamos a centésima vitória na Libertadores. O Grêmio é o clube que mais tem vitórias na competição, e isso não é pouca coisa não. É muito importante pro clube e pra torcida. O importante é o que estamos fazendo, passando de fase. As coisas estão afunilando. Vamos trabalhar pra ir na final da Copa do Brasil, vamos trabalhar pra passar pelo Palmeiras. Eu fico muito feliz de trabalhar aqui no Grêmio, comandando esse grupo maravilhoso que tem dado alegrias à essa torcida. Não vamos pensar em título agora, temos muitas fases pra passar ainda".
Vídeo do Guardiola na preleção
"Além de ele ter sido um grande jogador, é um dos maiores técnicos do mundo. O que ele fala nesse vídeo, é a mesma coisa que eu falo para os meus jogadores desde 2016. Eu nunca procurei imitar ninguém, mas se um dos melhores técnicos do mundo fala com a mesma língua que eu falo com meus jogadores, acho que estou no caminho certo. Ele defende o drible, e isso está acabando no futebol brasileiro".
Atuação no Paraguai
"A atuação do Grêmio só não foi das melhores porque o vento atrapalhou muito. Mas o meu time joga assim há três anos. Eu tenho uma admiração muito grande pelo Guardiola, mas você fazer um grupo com 150 milhões de euros é bem mais fácil. Eu sempre fiquei e sempre fico satisfeito com o meu grupo. Eles jogam com alegria, e passam isso para o torcedor. Eu não tenho queixa nenhuma do meu grupo".