De olho no meia-atacante Luan, do Grêmio, o Atalanta-ITA planeja montar um time competitivo para a disputa da Liga dos Campeões. Após fazer dois grandes investimentos nesta janela, o clube italiano prioriza a contratação de mais um atacante para compor o trio ofensivo com os colombianos Duván Zapata e Luis Muriel. Uma proposta de até 12 milhões de euros (R$ 53,6 milhões) deve ser feita até o final da janela, em 2 de setembro.
— Graças à classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões, o Atalanta tem mais dinheiro para gastar no mercado. Eles já compraram o (atacante colombiano) Luis Muriel por 15 milhões de euros e o (meia ucraniano) Ruslan Malinovski, por 13,5 milhões de euros. Eu acredito que, para trazer o Luan, o clube pode chegar até 10 ou 12 milhões de euros — avalia o jornalista italiano Daniele Trecca, do site Calciomercato.
O técnico Gian Piero Gasperini costuma variar o esquema tático entre o 3-4-1-2 e o 3-4-2-1. Como Luan é polivalente e pode atuar como um meia centralizado e também como um atacante mais próximo da área, o jogador tem, na visão dos italianos, as características necessárias para montar um trio ofensivo forte, em parceria com Zapata e Muriel.
O Atalanta está observando Luan nas últimas semanas. No entanto, nenhuma proposta oficial foi apresentada à direção gremista até agora. O jogador tem contrato até dezembro de 2020 e, caso não renove, já poderá assinar um pré-contrato em junho do próximo ano, deixando a Arena sem que o clube gremista seja ressarcido. Esse cenário pode facilitar uma venda nesta janela.
O Grêmio detém 60% dos direitos econômicos do atleta.