Se não diz publicamente, a avaliação das entrelinhas no Grêmio é a de que o empate no clássico Gre-Nal foi de ponto ganho — e não dois perdidos. Houve reconhecimento de que o Inter foi superior no primeiro tempo e de que, na segunda etapa, o crescimento tricolor foi suficiente para alcançar o 1 a 1. A equipe está invicta após a pausa da Copa América e agora pensa no Libertad pelas oitavas de final da Libertadores, na quinta-feira, na Arena.
O time até fez um treino na manhã de domingo para os atletas que não iniciaram o Gre-Nal. Sob o comando do auxiliar Alexandre Mendes, os jogadores realizaram atividades táticas no CT Luiz Carvalho. Renato Portaluppi não apareceu no campo durante a atividade. O time fará mais três trabalhos antes da retomada na competição continental.
E, para esse jogo, o treinador ganhou uma nova (velha) opção para o ataque. Mesmo que não tenha feito uma boa partida, Luan voltou às redes. De cabeça, fora de suas características, mas como centroavante, justamente a posição sem unanimidade no time, fez o gol de empate. Foi o seu 74° pelo Grêmio, igualando-se ao próprio Renato Portaluppi, que manteve o bom humor.
— Torço para ele alcançar o número de títulos que eu tenho. Torço para ele ganhar o Mundial. Quanto mais gols ele fizer, mais vitórias o Grêmio vai ter. Ele é um jogador que eu cobro bastante para pisar na área. Cobro muito ele e o Jean Pyerre para entrar na área. Quando eles chegam, criam e fazem gols. É para o bem dele que cobro. Hoje, ele entrou na área e fez o gol de cabeça. Ele é um jogador que tem melhorado nos treinos. O Luan está se dedicando — elogiou o treinador.
Companheiro de Luan no ataque, Diego Tardelli completou sua sétima partida pelo Brasileirão, o que o impede de atuar por qualquer outro time da Série A, e praticamente sela sua sequência em Porto Alegre.
Treinador e dirigentes garantiram que as conversas com ele apararam as arestas e que há foco para que cumpra em campo o futebol esperado desde sua contratação. Renato mencionou seu nome como um dos atacantes "diferenciados" à disposição para o resto do ano. O treinador, inclusive, adiantou que seguirá ocorrendo rodízio para que haja equilíbrio nas três competições, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
Entre os jogadores à disposição para o setor ofensivo, um novo reforço está próximo. Luciano está saindo do Fluminense e deve ser anunciado nos próximos dias.
— É o jogador que está mais perto de ser confirmado — declarou o vice de futebol, Duda Kroeff.
Além dele, Sidcley, do Dínamo de Kiev, também entrou no radar. Existe a chance de Juninho Capixaba ser negociado e o ex-lateral do Athletico surge como um possível substituto. A direção evitou se manifestar sobre o assunto.
Por enquanto, porém, o foco será na Libertadores. Como ressaltado por Renato, o semestre do Grêmio está em jogo nas próximas semanas.