Para continuar jogando a Copa do Brasil, o Grêmio precisa de uma vitória simples diante do Bahia. Porém, se os 90 minutos terminarem empatados como no jogo de ida, independentemente do placar, a vaga na semifinal será definida na marca da cal. Neste caso, caberá ao Tricolor torcer para que a estrela de Paulo Victor brilhe mais uma vez.
Até hoje o goleiro nunca perdeu uma disputa por pênaltis. Na final do Gauchão deste ano, defendeu as cobranças de Camilo, Cuesta e Nico López, sendo o nome do Grêmio na conquista do título sobre o rival Inter. A outra experiência foi em 2014, quando defendia o Flamengo. Nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2014, defendeu os chutes de Helder e Dudu, e ajudou o time carioca a passar pelo Coritiba.
Com a bola rolando, foram 25 pênaltis contra si — defendendo cinco. Um deles foi em sua estreia pelo Grêmio, parando Robinho, então atacante do Atlético-MG. Por outro lado, já sofreu dois gols do Bahia em penalidades. De Fernandão, pelo Brasileirão deste ano, e de Rodrigão, pelo Brasileirão de 2017.
Já Douglas Friedrich, que passou pelo Tricolor em 2015 sem jamais ter entrado em campo, viveu suas duas decisões por pênaltis com a camisa do Bahia e ambas pela Copa Sul-Americana de 2018. Nas oitavas de final, eliminou o Botafogo no Engenhão defendendo o chute de Moisés (hoje seu companheiro de equipe) e assistindo ao lateral Marcinho acertar a trave. Nas quartas de final, porém, caiu para o Athletico-PR, na Arena da Baixada, sem fazer nenhuma defesa.
Em penalidades durante o tempo normal, o goleiro pegou seis de 18 cobranças. Duas delas foram contra o Grêmio. No Brasileirão de 2017, defendeu o chute de Edilson, na vitória baiana por 2 a 0 em plena Arena. Mas, no Brasileirão do ano passado, veio o troco. Até defendeu a cobrança de Maicon, mas foi derrotado pelos mesmos 2 a 0.
Confira as decisões por pênaltis disputadas pelos goleiros
Paulo Victor
- Flamengo x Coritiba — Copa do Brasil de 2014 (vitória)
- Grêmio x Inter — Gauchão de 2019 (vitória)
Douglas Friedrich
- Bahia x Botafogo — Copa Sul-Americana de 2018 (vitória)
- Bahia x Athletico-PR — Copa Sul-Americana de 2018 (derrota)