O técnico Renato Portaluppi vem testando alternativas no time do Grêmio durante este período de intertemporada. No primeiro jogo-treino realizado pelo tricolor, o comandante escalou uma equipe diferente em comparação com o time-base que vinha sendo utilizado antes da parada para a Copa América.
Considerando as ausências de Kannemann, em fase final de recuperação, Matheus Henrique, preservado devido ao desgaste durante o torneio de Toulon, e Everton, com a Seleção Brasileira, o treinador gremista fez duas mudanças: Luan foi testado como falso 9 da equipe e Diego Tardelli treinou como armador, na vaga de Jean Pyerre.
O time que enfrentou o São José teve: Paulo Victor; Léo Gomes, Pedro Geromel, David Braz (ocupando a vaga de Kannemann) e Bruno Cortez; Rômulo (ocupando a vaga de Matheus Henrique), Maicon, Alisson, Diego Tardelli e Pepê (ocupando a vaga de Everton); Luan.
Para o integrante do Sala de Redação e torcedor do Grêmio, Duda Garbi, a escalação é boa, porém, falta a presença de Jean Pyerre no meio-campo tricolor.
— A falta do Jean Pyerre é evidente. Ele já demonstrou no primeiro semestre que ele é um dos principais jogadores do Grêmio neste ano. Ele faz o time jogar, ele tem a maior característica de ser um armador, portanto, eu utilizaria o Jean Pyerre centralizado, o Tardelli aberto na direita, Everton na esquerda e o Luan de falso 9. Acredito que um misto entre as duas escalações seja o ideal — analisou.
Comentarista de GaúchaZH, Maurício Saraiva também ressaltou a necessidade de o jovem meio-campista gremista estar entre os 11 iniciais do time de Renato Portaluppi.
— Embora o Renato tenha o direito e o dever de fazer testes no seu time, hoje, Jean Pyerre é a melhor entre as melhores opções que o Grêmio tem para o seu time titular. O retrospecto recente do meia é de ter sido o responsável direto pelos últimos seis pontos conquistados pelo Grêmio no Brasileirão. Ele sofreu e converteu a falta que garantiu a vitória contra o Botafogo e, contra o Fortaleza, deu uma assistência para o gol de Pepê. Embora Renato possa testar alternativas, cogitar um time sem Jean Pyerre é um grande erro — ressaltou.
O time que encerrou a primeira parte da temporada teve: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Matheus Henrique, Maicon, Alisson, Jean Pyerre e Everton; Felipe Vizeu.