O jogo entre Grêmio e Libertad na quinta-feira (25), às 21h30min, na Arena, pela ida das oitavas de final da Libertadores, será o terceiro entre as duas equipes neste ano — com uma vitória para cada lado, ambas dos visitantes. Os dois times estavam no Grupo H do torneio e avançaram à etapa de mata-matas. Os paraguaios foram líderes da chave, com 12 pontos, e o Tricolor ficou em segundo, com 10. Mas se alguém pode lamentar o período de 78 dias sem jogos pela competição continental é o Libertad, que teve algumas baixas importantes no elenco.
Três jogadores que enfrentaram o Grêmio na fase de grupos não estão mais à disposição do técnico José Chamot. O meia Jorge Recalde, que entrou no segundo tempo das duas partidas contra o time de Renato Portaluppi, e o lateral-direito Alan Benítez, que foi a campo no jogo em Assunção, foram afastados do elenco por se negarem a estender seus vínculos com o clube. Já o meia Ángel Lucena, titular na vitória gremista no Paraguai, acertou com o Cerro Porteño. Há, ainda, a dúvida sobre o centroavante Óscar Cardozo, que se lesionou durante a Copa América, quando defendeu a seleção paraguaia.
— Oscar está se recuperando e isso me deixa contente. Ainda não decidi se ele começa. Treinou bem. O mais difícil é escolher entre tantos bons jogadores. Tenho na minha cabeça como vamos jogar, mas com alguma dúvida nos nomes — disse o técnico do Libertad no embarque para Porto Alegre, na tarde de terça-feira.
Para esta etapa da Libertadores, cada equipe poderia fazer cinco modificações na lista de jogadores. O Grêmio ainda não divulgou as mudanças, mas a tendência é de que sejam inscritos David Braz, Rodrigues, Galhardo, Darlan e Patrick nas vagas que eram de Marinho, Montoya, Marcelo Oliveira, Thonny Anderson e Lincoln. Se passar de fase, mais dois nomes podem ser trocados pelo clube. E outros dois em caso de chegada à semifinal.
No time paraguaio, além de Benítez, Recalde e Lucena, saíram da lista Nestor Giménez e Danilo Ortiz. Em seus lugares, entraram o atacante recém contratado Alfio Oviedo, que estava na reserva do Newell's Old Boys, e outros quatro promovidos da base: Rodrigo Gonzáles, Guillermo Coronel, Julio Enciso e Esteban Maidana. Nenhum deles, porém, deve atuar contra o Grêmio.
Ainda que pouco tenha recorrido ao mercado nesta janela de transferências, o presidente do Libertad, Francisco Giménez Calvo, acredita que a equipe está ainda melhor do que nos confrontos anteriores.
— Estamos muito bem preparados. O descanso (durante a Copa América) nos fez bem. Deu tempo para o técnico trabalhar a equipe. Será uma partida difícil, respeitamos o Grêmio, mas estamos confiantes — destacou.
Do lado tricolor, a palavra de ordem é atenção. O centroavante André, que será titular nesta quinta, esteve em campo nos dois outros jogos contra os paraguaios neste ano. Ele lembra que, na derrota em casa, a equipe sofreu um gol no final do primeiro tempo devido a uma "bobeira". Já no duelo em Assunção, estava concentrado e venceu o jogo que manteve o Grêmio na disputa pela segunda posição do grupo.
— As duas equipes se conhecem e vai ser um jogo muito duro, truncado, a competição pede isso, muita marcação. Agora é fase de mata-mata, as duas equipes vão entrar mais focadas, porque sabem que uma bobeira pode custar a eliminação. Vamos tentar surpreender a equipe deles e levar um bom resultado para o Paraguai — afirmou o atacante em entrevista na tarde de terça-feira.
Nas escalações, enquanto o Libertad deverá ter as entradas do zagueiro Paulo da Silva, que era titular e foi poupado naquela oportunidade, e do meia Iván Franco, destaque das categorias de base do clube, nas vagas que foram de Canale e Ángel Cardozo na quinta rodada da fase de grupos, em 23 de abril, quando o Grêmio fez 2 a 0 no Estádio Defensores del Chaco, a equipe de Renato Portaluppi será a mesma. E, apesar de vir de três vitórias após a Copa América, a imprensa paraguaia entende que o Libertad está mais fraco agora.
— A sensação é de que a equipe tem menos agora do que tinha quando enfrentou o Grêmio pela fase de grupos — avaliou o jornalista Jorge Saucedo, da Radio Uno, de Assunção.