O futuro de Henrique Almeida está definido. O atacante será emprestado pelo Grêmio para a Chapecoense até o fim da temporada, que é quando termina o seu contrato com o clube gaúcho. O jogador de 28 anos estava no Belenenses, de Portugal.
— É um sentimento muito grande. A Chape é um time muito querido por todo o Brasil, um time que tem afeição do povo, uma torcida que só de você estar na cidade já sente esse abraço caloroso. Então, estou muito feliz de estar na Chapecoense e vestir essa camisa. [...] Aqui tem um sentimento muito bom, de família, de grupo. É uma coisa muito legal, porque logo que você chega, já se sente acolhido — disse em entrevista ao site oficial do time catarinense.
O Grêmio anunciou a contratação de Henrique Almeida em fevereiro de 2016. O atacante chegou a negociar com o Inter, visitar o Beira-Rio, mas fechou com os gremistas. Com a camisa do Tricolor, em 33 partidas, balançou a rede em apenas três oportunidades. Sem manter a boa fase, foi emprestado ao Giresunspor-TUR e depois ao Belenenses, de Portugal.