O Grêmio está atrás de dois jogadores durante esta parada para a Copa América: um volante e um meia. No entanto, assim como o Tricolor tenta se reforçar, outras equipes também estão vasculhando o mercado por reforços. Um dos atletas do elenco de Renato Portaluppi que interessa a alguns clubes é Walter Montoya. Os representantes do jogador foram sondados sobre a possibilidade de levar o atleta para o futebol argentino e tiveram uma resposta positiva. Se o desfecho for bom para todos os lados, ele nem deve voltar para Porto Alegre.
— Não estou sabendo de nada. Não recebemos nada. A gente sempre conversa e ouve qualquer proposta, mas a intenção é ficar com ele até o fim — disse o vice de futebol do Grêmio, Duda Kroeff.
Oficialmente, nenhum clube procurou a direção gremista sobre o atleta de 25 anos. O Racing é o principal interessado nele. Montoya está emprestado ao Tricolor até o final de 2019. Os direitos econômicos dele ainda pertencem ao Cruz Azul, do México, até o final do ano que vem. De acordo com o site Transfermkt, ele é avaliado em 3 milhões de euros (R$ 13 milhões).
O estrangeiro já revelou, em entrevista recente, que prefere atuar centralizado. Para pessoas próximas, seja na posição de Jean Pyerre ou na dos volantes Maicon e Matheus Henrique. No Grêmio, ele costumeiramente é utilizado pelo treinador gremista aberto pelo lado direito.
No ano passado, o argentino esteve na mira dos gigantes Boca Juniors e River Plate. Entretanto, o clube interessado no volante não foi revelado. Em 2019, ele atuou 11 vezes com a camisa do Grêmio e marcou dois gols.