O Porto negou na noite desta quarta-feira (5) o interesse pelo meia-atacante Luan, do Grêmio. No programa "Mercado do Porto", na emissora oficial do clube na televisão, o jornalista Paulo Castro, que trabalha no departamento de comunicação da equipe, afirmou que o atleta foi oferecido, mas que não houve interesse em contratá-lo.
O empresário de Luan, Jair Peixoto, garante que o camisa 7 tricolor não foi oferecido a nenhum clube. Segundo ele, não houve conversas com o Porto. Esta mesma informação foi dada por dirigentes do Grêmio, que afirmam não ter recebido contatos do futebol português.
Conforme a imprensa local, o problema é a pedida da equipe gaúcha pelo jogador de 26 anos. Ainda que a multa rescisória para Luan deixar o clube seja de 18 milhões de euros (cerca de R$ 78 milhões), o valor especulado em Portugal seria de 9,5 milhões de euros (cerca de R$ 42 milhões), o que é mais do que o Porto está disposto a pagar.
O clube português negocia com outros dois atletas neste momento: o lateral-direito Renzo Saravia, do Racing-ARG, e o atacante gaúcho Roger Guedes, que joga atualmente no Shandong Luneng-CHI. A prioridade, porém, é a contratação de um zagueiro para suprir as saídas dos brasileiros Eder Militão, vendido ao Real Madrid, e de Felipe, negociado junto ao Atlético de Madrid.