O Grêmio derrotou o Santos, por 2 a 0, na tarde desta quinta-feira (13), no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, e assumiu a liderança do Grupo A do Brasileirão de Aspirantes. Esta foi a terceira vitória em quatro jogos da equipe comandada por Thiago Gomes.
Depois de estrear com derrota para o Figueirense, o time de Transição gremista venceu Sport e Athletico-PR e iniciou a rodada em quarto lugar na chave. Com um futebol envolvente e quase sem dar chances ao adversário, os guris tricolores dominaram o jogo e abriram o marcador aos 22 minutos. Em uma bela combinação de Léo Chu e Guilherme Guedes, pelo lado esquerdo, o lateral cruzou rasante para a pequena área e encontrou o centroavante Da Silva, que desviou a bola do goleiro João Paulo.
A equipe gaúcha seguiu comandando as ações até o final da primeira etapa. Na volta para o segundo tempo, o técnico Márcio Zanardi, do Santos, fez três trocas em seu time para buscar o empate. Porém, mesmo com a expulsão de Guilherme Guedes, aos 14, após o segundo cartão amarelo, o Grêmio seguiu controlando as ações.
No final, aos 44, Guilherme Beléa fez bela jogada individual e depois de driblar dois marcadores marcou o segundo gol gremista. A esta altura, as duas equipes já estavam com 10 jogadores em campo, após a expulsão do santista Jhonnathan, aos 30.
Com a vitória, o Grêmio soma nove pontos contra oito do vice-líder Avaí, que derrotou o Athletico-PR, por 1 a 0. O próximo jogo do time gremista será o clássico Gre-Nal, no dia 20, no Estádio da Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.
Ficha do jogo
Grêmio: Brenno; Ericson, Matías Antonini, Ruan e Guilherme Guedes; Jhonata Varela, Matheus Frizzo (Emanuel) e Isaque (Jefferson); Ferreira (Gui Azevedo), Da Silva (Guilherme Dantas) e Léo Chu (Guilherme Beléa). Técnico: Thiago Gomes
Santos: João Paulo (Paulo); Mikael, Alex, Wagner e Ruan Ramos (Alan Andrade); Guilherme Nunes, Lucas Gabriel (Jhonnathan), Patrick e Moraes (Lucas Braga); Bruno Henrique e Yuri Alberto (Alan Mota). Técnico: Márcio Zanardi
Local: Estádio do Vale (Novo Hamburgo)
Árbitro: Eleno Todeschini (RS)
Gols: Da Silva 22 do 1º e Guilherme Beléa 44 do 2º
Cartões amarelos: Guilherme Guedes, Ferreira, Wagner, Lucas Gabriel. Márcio Zanardi e Jhonata Varela
Expulsões: Guilherme Guedes e Jhonnathan