A fase não é boa para a zaga do Grêmio, e não é de hoje. Com dificuldades para contratar reforços na posição, o Tricolor se vira como pode. Tendo suas principais peças revezando-se no departamento médico gremista, a opção de Renato Portaluppi é improvisar até que uma solução seja encontrada. No entanto, o tempo corre e a necessidade de reposição virou urgência na Arena. Ainda mais após as últimas atuações do improvisado Michel na defesa.
No Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem a terceira defesa mais vazada, com 10 gols sofridos — atrás de Cruzeiro e Chapecoense, com 11 cada. E, em cinco rodadas disputadas até o momento, Michel jogou três partidas.
O volante está atuando mais do que gostaria em uma função que não é sua de origem. Somente em 2019, foram seis jogos: duas vitórias, dois empates, duas derrotas e dois gols contra marcados. Em 2018, já havia feito um contra o próprio patrimônio quando zagueiro: no empate em 1 a 1 com o São Paulo, pela 34ª rodada do Brasileirão.
Walter Kannemann, Paulo Miranda e Marcelo Oliveira, todos zagueiros, estão machucados e têm longas previsões de retorno. Com Geromel sendo o único da função jogando e a direção do Grêmio não encontrando peças no mercado, Renato buscou na base o garoto Rodriguez. Porém, o treinador afirma que o defensor de 21 anos ainda precisa ser lapidado antes de estrear no time titular.
Ao que tudo indica, Michel seguirá improvisado sem prazo. GaúchaZH recuperou as cotações do atleta em 2019 e fez uma média de suas notas: 5,2.
Confira as cotações de Michel, atuando improvisado
19/5/2019 - Ceará 2x1 Grêmio - Brasileirão
Michel: três gols contra atuando improvisado como zagueiro. Parece dizer muito. Nota 4
5/5/2019 - Grêmio 4x5 Fluminense - Brasileirão
Michel: não pode ser culpado pelos gols, mas vê-lo em campo improvisado é a lembrança de que um zagueiro precisa ser contratado urgentemente. Nota 5
1/5/2019 - Avaí 1x1 Grêmio - Brasileirão
Michel: improvisado na defesa, ia bem até marcar um gol contra no fim da partida. Nota 4
31/3/2019 - São Luiz 0x0 Grêmio - Gauchão
Michel: mesmo improvisado, deu conta do recado. Pode seguir como zagueiro na quinta-feira. Nota 6
24/3/2019 - Juventude 0x6 Grêmi- Gauchão
Michel: seguro, foi beneficiado porque o único atacante do Juventude saiu após a expulsão. Nota 6
20/3/2019 - Pelotas 0x2 Grêmio - Gauchão
Michel: improvisado pelo lado direito da zaga, salvou o empate do Pelotas nos minutos finais. Nota 6