A escolha da Arena como uma das sedes da Copa América forçará o Grêmio a atuar fora de casa em duas oportunidades. O estádio tricolor deverá ser entregue no final de maio ao Comitê Organizador Local (COL) para os ajustes finais antes das partidas da competição.
No período em que não poderá utilizar a Arena, o Grêmio terá dois jogos como mandante. A primeiro será o confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra Vila Nova-GO ou Juventude, no dia 4 de junho. O segundo, no dia 8, diante do Fortaleza, pelo Brasileirão. Ambos serão realizados em Caxias do Sul, mas definição dos locais depende do rival da Copa do Brasil.
Caso o adversário gremista seja o Juventude, o confronto entre eles acontecerá no Estádio Centenário, casa do Caxias. Se for o Vila Nova-GO, será no Alfredo Jaconi, assim como a partida diante dos cearenses , pelo Brasileirão.
Um acordo entre Arena, COL e CBF deverá permitir ao Grêmio atuar contra o Atlético-MG, no dia 26, ainda em Porto Alegre. Depois, o estádio será de uso exclusivo para a Copa América.
A Arena receberá cinco jogos da Copa América. O primeiro será dia 15 de junho, entre Venezuela x Peru. Depois, as outras partidas serão as seguintes: Uruguai x Japão (20/6), Argentina x Catar (23/6), quartas de final (27/6) e semifinal (3/7).