Desfalque do Grêmio desde a classificação às oitavas de final da Libertadores, o lateral-esquerdo Bruno Cortez deve ficar à disposição de Renato Portaluppi somente após a Copa América. Segundo o departamento médico gremista, o jogador completou duas das três semanas previstas de tratamento para a recuperação.
A principal dificuldade é a escassez de tempo para que o atleta fique totalmente recuperado antes da parada do Campeonato Brasileiro. São três jogos: Bahia (1/6), Fortaleza (8/6) e Botafogo (12/6) em um espaço 14 dias. Cortez precisaria finalizar o seu tratamento, fazer atividades de recondicionamento físico e trabalhar com bola com os seus companheiros antes de poder ser utilizado pelo treinador gremista.
Além disso, Renato tem por prática recolocar os jogadores que voltam de lesão de forma gradativa no time, com poucos minutos nas partidas para que o atleta recupere a confiança e o ritmo de jogo. Com isso, é praticamente certo que o jogador retorne na partida contra o Vasco, dia 1 4 de julho, na Arena, pela 10ª rodada do Brasileirão.
Cortez se machucou durante a vitória tricolor por 2 a 0 sobre a Universidad Católica, pela competição continental. Após uma reavaliação médica, teve diagnosticada uma lesão muscular no adutor da coxa esquerda e, desde estão, tem feito tratamento para voltar a ficar à disposição de Renato Portaluppi.