Se as atenções gremistas não estavam só na Arena, o Libertad fez bom uso do apoio tricolor nesta quarta-feira (10). A equipe paraguaia venceu a Universidad Católica por 3 a 2, de virada, em Santiago, e deixou a classificação azul nas mãos da equipe de Renato Portaluppi. O Grêmio enfrenta os paraguaios na próxima rodada, terça-feira (23), em Assunção.
Mas, antes da vitória libertadora para os gaúchos, houve drama no San Carlos de Apoquindo. Empolgada com as duas vitórias seguidas, a Católica fez 1 a 0 logo aos sete minutos de jogo, com Puch, em conclusão firme de perna direita, após bela jogada trabalhada do ataque cruzado. No seu terceiro jogo consecutivo em casa, a Católica garantia classificação naquele momento, enquanto o Grêmio empatava em casa com o Rosario Central.
O Libertad usou a experiência e buscou a virada ainda no primeiro tempo. Aos 43, Recalde aproveitou rebote para empatar, e o veterano Óscar Cardozo fez 2 a 1 aos 45, de cabeça.
A vitória paraguaia foi consolidada já nos minutos finais da partida. Abatida, a Católica mal pressionou o gol de Martín Silva e viu Ángel Cardozo, aos 41, completar o placar em 3 a 1. Na próxima rodada, a Católica encara o Rosario Central fora de casa, na quarta-feira (24). Nos acréscimos, aos 49 minutos do segundo tempo, a Católica descontou com Sáez, mas não foi o bastante para mudar a vitória paraguaia no Chile.