Se na Libertadores o Grêmio é uma das decepções da competição, com apenas um ponto depois de três rodadas, no Campeonato Gaúcho o time de Renato é soberano. Afinal, é o último invicto na competição, além de ser dono do melhor ataque (35 gols) e da melhor defesa (apenas um sofrido). É desta forma que o Tricolor chega para o confronto deste domingo (7) contra o São Luiz, às 16h, pela semifinal do Gauchão. Depois do empate em 0 a 0 em Ijuí, os gremistas precisam de uma vitória simples na Arena para garantirem a vaga na decisão.
Mesmo com compromisso pela Libertadores no meio da próxima semana – enfrenta o Rosario Central, em Porto Alegre, na quarta-feira (10) –, Renato deve mandar a campo a equipe titular. Dos atletas que atuaram na derrota para a Universidad Católica na última quinta-feira (4), ao menos uma baixa é certa: Luan, afastado para aprimorar a parte física. As outras duas dúvidas são no ataque, já que Diego Tardelli e Montoya ficaram abaixo do esperado no Chile.
Com relação a Tardelli, três possibilidades se desenham. Renato pode optar por escalá-lo novamente como centroavante, no lado direito do ataque – posição ocupada por Montoya contra os chilenos – e até mesmo mais recuado, cumprindo a função de Luan. O mais provável, no entanto, é que o jogador trazido do futebol chinês se mantenha como referência na frente, onde hoje disputa a posição com André. Felipe Vizeu, assim como Luan, está afastado realizando trabalho específico para a parte muscular.
Com isso, o Grêmio que busca um lugar na final do Gauchão 2019 deve ir a campo com: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Walter Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Maicon, Alisson (ou Marinho/Montoya/Tardelli); Jean Pyerre (Tardelli) e Everton; Diego Tardelli (André).