Um empate sem gols, em ritmo protocolar, na noite desta quinta-feira (28), na Arena, confirmou o Grêmio na semifinal do Gauchão. Depois de aplicar 6 a 0 no Juventude no Alfredo Jaconi, o time de Renato Portaluppi precisava, basicamente, só entrar em campo para garantir a vaga. Ao final do jogo, o clube recebeu a taça simbólica dos 100 anos da Federação Gaúcha pela melhor campanha na primeira fase. A má notícia foi a baixa do zagueiro Marcelo Oliveira por lesão. No domingo, contra o São Luiz, em Ijuí, às 19h, o técnico terá de improvisar na defesa.
O clube até tentou antecipar o horário da partida para 16h junto à FGF, mas não obteve sucesso. Isso gerou críticas por parte de Renato, que relatou o prejuízo que o clube terá em sua logística na semana, já que terá de viajar ao Chile na terça-feira para o jogo de quinta contra a Universidad Católica.
— Troquei ideias com o presidente e com a diretoria para tentar mudar o horário para que a gente pudesse voltar de Ijuí em voo fretado. Mas como o aeroporto de Porto Alegre fecha meia-noite, nossa logística será prejudicada, porque só conseguiremos voltar no dia seguinte. Não gosto de críticas, mas as pessoas poderiam ter bom-senso — criticou Renato.
O treinador também falou sobre a situação de Marcelo Oliveira. Aos 42 minutos do primeiro tempo, o zagueiro chocou-se com Braian Rodriguez e caiu no gramado com dores no joelho direito. Com suspeita de lesão grave no tendão patelar, teve de ser substituído por Juninho Capixaba, o que fez Cortez ser recuado para a zaga ao lado de Rômulo.
Ainda que conte com Kannemann para a partida de domingo, contra o São Luiz, o treinador terá, muito provavelmente, de seguir improvisando no setor. É possível, inclusive, que o argentino seja poupado do jogo em Ijuí. Assim, a zaga pode ser formada por Rômulo e Michel, dois volantes já acostumados a exercer esta função.
— Sempre treino na semana nos coletivos. Coloco jogadores fora de posição por isso. Em uma emergência, como tem acontecido, entra alguém que não é adaptado, mas que já treinou ali. É o caso do Rômulo e do Michel. A gente tem conversado com a diretoria para trazer mais um zagueiro. Mas temos de ter calma. Não podemos inscrever mais ninguém no Estadual e, na Libertadores, só poderemos usar na próxima fase. Não adianta trazer, errar o nome e ver que não era quem a gente queria — destacou o técnico.