Conforme se projetava desde o início do ano, o número de zagueiros à disposição de Renato Portaluppi era pequeno para aguentar o ritmo da temporada, que tem lesões, suspensões e convocações, normais em qualquer clube. Os dirigentes gremistas foram ao mercado sem sucesso.
A dificuldade do Grêmio já apareceu em março, na reta final do Gauchão. Contra o Pelotas, Michel jogou improvisado. Deu conta do recado. Com a lesão de Geromel e Kannemann servindo à seleção argentina, nos duelos contra o Juventude pelas quartas de final, apenas Paulo Miranda, voltando de lesão, e Marcelo Oliveira, de origem lateral-esquerdo, têm condições de atuar. Pode complicar mais à frente com jogos decisivos de Libertadores, Copa do Brasil e a maratona do Brasileiro. A contratação de mais um defensor é para ontem.
O matador
Quem merece ser o titular no ataque do Grêmio para pegar o Juventude? Vizeu mostra grande dedicação. Perdeu gols importantes contra o Rosario Central. A bola só entrou contra Caxias e Avenida. André já recebeu inúmeras chances de Renato Portaluppi. Tem sido participativo, com boas assistências, mas fez apenas um gol. Por isso, Vizeu ainda merece mais uma oportunidade.