Um reserva é o jogador que mais atuou pelo Grêmio de Renato Portaluppi em 2019. E justamente no setor da equipe em que os titulares são considerados incontestáveis. O zagueiro Paulo Miranda começou jogando as quatro partidas disputadas até agora no Campeonato Gaúcho. Tanto pelo time suplente quanto pelo principal. E, em todas, permaneceu em campo até o apito final.
Com a ausência de Kannemann, foi o companheiro de Pedro Geromel no time titular. Já entre os reservas, a parceria foi com Marcelo Oliveira. Apesar do início promissor em 2019, o jogador tem consciência da condição de reserva da dupla que é um dos destaques do time de Renato. Mas, para Paulo Miranda, o importante é que as oportunidades estão aparecendo e ele precisa estar pronto para elas:
— São dois excelentes jogadores. Tenho consciência que são os titulares da zaga. Mas eu tenho na minha cabeça que cada jogador tem que estar sempre preparado para o momento que o treinador precisar e procurei me empenhar ao máximo para aproveitar meu momento e ajudar o time do Grêmio - disse.
Na entrevista coletiva após o treino deste sábado (2) no CT Luiz Carvalho, ainda antes da viagem para Caxias do Sul, Paulo Miranda também falou sobre a sequência ininterrupta de jogos. Para ele, uma boa pré-temporada é fundamental para aguentar o ritmo:
— Uma pré-temporada bem feita faz com que o atleta acabe conseguindo atuar em alto nível. Acredito que aproveitei bem o período e procurei me esforçar ao máximo a cada dia para estar pronto na primeira oportunidade - afirmou.
Neste domingo (3), no jogo em que o Grêmio defende a liderança do Gauchão contra o Caxias, Paulo Miranda deve estar em campo mais uma vez. Possivelmente ao lado de Kannemann. Renato utilizará uma equipe basicamente reserva, com alguns reforços pontuais.
O time provável para entrar em campo no estádio Centenário tem: Júlio César; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Kannemann e Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique, Marinho, Jean Pyerre e Everton; Felipe Vizeu (André).