Não há, entre mais de 68 trilhões combinações de resultados, uma única que desclassifique o Grêmio caso ele vença na próxima disputa.
A classificação da dupla Gre-Nal para a segunda fase do Gauchão é sempre uma obviedade que pode ser cantada desde o início do torneio. Contudo, a excepcional campanha do Grêmio neste ano permite dizer mais: o Tricolor estará assegurado nos mata-matas várias rodadas antes do término da fase de classificação.
Um time está matematicamente classificado quando não há combinação possível de resultados dos jogos que ainda restam que leve a uma desclassificação deste time. Há duas maneiras habituais para verificar isso: a) observar se a diferença da pontuação entre o time em questão e a primeira equipe fora da zona de classificação é maior do que os pontos que podem ser obtidos por esta equipe; b) testar todas as combinações possíveis e em cada uma checar se em algum momento a condição "a)" se verifica ou se, ao final, o time está entre os classificados.
É fácil checar se "a)" é verdade, contudo um time pode estar classificado mesmo que ela não seja — dizemos que "a)" é condição suficiente, mas não necessária para estar classificado. E isso pode acontecer no próximo domingo: uma vitória do Grêmio contra o Brasil-Pel, em Pelotas, confirma o Tricolor na próxima fase com 19 pontos. O confronto entre Avenida e São Luiz garante que o nono colocado terá ao menos sete pontos, portanto a diferença será menor que 13 — será entre 10 e 12 pontos em caso de vitória do Grêmio.
A condição "b)" pode ser bem difícil de ser verificada caso faltem muitas rodadas a serem disputadas, porque o número de possibilidades cresce exponencialmente com o número de jogos que faltam. Além do Grêmio contra o Brasil-Pel, teremos ainda 29 jogos no campeonato para analisar. Isso gera mais de 68 trilhões de combinações de resultados distintos.
O Grêmio está virtualmente classificado, mas há algumas raras combinações de resultados que levam a uma desclassificação Tricolor em caso de derrota ou empate domingo, vou deixar algumas postadas no meu Twitter caso você fique curioso ou precise de um guia de secação.
Se empatar com o Xavante, a equipe da Capital estará classificada com um novo empate com o Veranópolis na oitava rodada ou até mesmo com derrota, mas neste caso dependeria de uma combinação de resultados nessas rodadas. Essas são curiosidades para aqueles que curtem ficar analisando os detalhes da tabela de um campeonato, pois com a bola que o Grêmio vem jogando, certamente ele não precisa ficar se preocupando com o resultado dos adversários.