Foi confirmada a venda do atacante Tetê ao Shaktar Donetsk, da Ucrânia, em um negócio que valoriza muito o atleta e também o Tricolor. Isso porque, como todos sabem, Tetê ainda não havia jogado pelo time principal gremista, e, pelo o que tudo indicava, iria demorar para ter uma chance.
A atual direção do Grêmio investiu pesado para ter Alisson, Montoya, Marinho e Diego Tardelli, todos jogadores "prontos" e que atuam na mesma posição do Tetê. A extrema pela direita na linha de 3 tem uma fila grande e pesada e o jovem atacante viu que iria demorar para poder disputar lugar nela.
Por outro lado, é importante dizer que Tetê não está pronto. Ainda que tenha números interessantes jogando nas equipes sub-20 e sub-23: média de 78% de acerto nos passes, 1,1 passes-chave, 2,5 finalizações e 0,2 gol por partida, nas 20 últimas jogadas na temporada passada. Mas são números na base.
Também é importante dizer que sempre que Tetê jogou, seu lado tornou-se o mais forte do time, por onde eram criados mais ataques e chances de gols. Então, é claro que o garoto tem muita qualidade técnica e potencial. Contudo, repito: ele não está pronto.
IRREGULARIDADE NORMAL
Todo jovem é muito irregular, mesmo quando se é o destaque da categoria de base. Pegando o acerto nas ações da partida (todas as ações ofensivas e defensivas: passes, chutes, desarmes, cabeçadas, disputas, etc) de Tetê na temporada passada, confirma-se como ele não conseguiu ser regular.
Em seus 10 últimos jogos, não conseguiu repetir a mesma taxa de acerto. Nem de perto. Variou de partidas em que acertou 50%, 75% das ações para outras em que ficou abaixo dos 30% de acerto. A curva do gráfico abaixo comprova que Tetê, mesmo jogando entre seus pares, não conseguiu manter regularidade em suas performances.
O setor onde Tetê gosta de finalizar a gol está bem claro: a entrada pela direita da pequena área. Ali ele é muito perigoso e se sente cômodo para buscar o gol. Também tem qualidade para arriscar de fora da área, como se vê no mapa de tomada de decisão (índice exclusivo do Esquemão).
DECISÃO CORRETA
Questionado pelo Na Marca do Pênalti se o Grêmio acertava ao vender Tetê antes de sua estreia no profissional afirmei que vejo como um excelente negócio para todas as partes. O Grêmio consegue valores que são de um jogador pronto para uma promessa. além disso, o atleta vai para um time onde pode ter mais chances e vai enriquecer (a ele e aos seus) e lá na frente, em uma provável revenda, todos voltarão a ganhar bem.
Mais uma decisão correta e importante da direção gremista que coloca essa gestão de Romildo Bolzan Júnior como a que mais consegue gerar dividendos e ativos para o clube.