Uma das atrações do Grêmio no domingo (17), em Pelotas, contra o Brasil-Pel deverá ser o volante Darlan Mendes. Destaque da equipe de transição, o jogador de 20 anos deverá ser o substituto do capitão Maicon, que será preservado, e de Matheus Henrique, que se recupera de lesão muscular na coxa direita.
No clube desde os 12 anos, Darlan considera o Grêmio sua segunda e revelou isso em entrevista para GaúchaZH, em novembro de 2017, quando após uma excursão do time sub-19 à Europa foi apontado como grande destaque.
— Cheguei ao Grêmio com 12 anos, considero como se fosse minha segunda casa - disse ele à época.
Fã declarado de Gündogan , Thiago Alcantara e Arthur, o garoto nascido em São Borja chamou atenção do técnico Renato Portaluppi nos treinamentos da equipe principal contra a de transição. Desta forma, ele foi chamado para compor o elenco e já foi utilizado como segundo homem de meio, lateral-esquerdo e até zagueiro.
Nesta temporada, Darlan Mendes foi relacionado para os jogos contra Novo Hamburgo, Aimoré e Caxias, mas não chegou a ser utilizado por Renato. Já em 2018, ele fez 17 jogos na Copa Wianey Carlet e marcou dois gols, contra Inter-SM e Real Sport, de Capão da Canoa.