Depois de começar a temporada de 2018 com o time de transição, o Grêmio passou por maus momentos até se estabilizar na tabela do Gauchão e garantir sua classificação à fase seguinte. Nas quatro primeiras rodadas, os jovens, então comandados por César Bueno, empataram com o São Luiz, em Ijuí, e perderam para o Caxias, na Arena, para o Avenida, em Santa Cruz do Sul, e para o São José, no Passo D'Areia.
Com apenas um ponto em 12, o treinador foi demitido com um aproveitamento de 6% e nenhuma vitória. Neste período, o Tricolor havia levado 11 gols e marcado seis. Era a pior defesa da competição. Foi quando o grupo principal, que encurtou a pré-temporada para salvar o Estadual, entrou em ação.
No primeiro jogo com os titulares, a equipe de Renato ainda perdeu para o Cruzeiro-RS, na Arena. Depois, começou a reação com uma vitória diante do Brasil-Pel. Terminou a fase de grupos com cinco vitórias, um empate e cinco derrotas. Classificou-se em sexto lugar, com 16 pontos conquistados nos 11 jogos. O aproveitamento foi de 48%.
Em 2019, a história não se repetiu. Renato Portaluppi não quis dar chance ao azar e descartou a utilização dos garotos da transição. O que poucas pessoas esperavam era uma campanha quase perfeita. Com exceção do empate em 1 a 1 com o Aimoré, na segunda rodada, o Grêmio goleou todos os adversários nos seis primeiros jogos. Em apenas seis rodadas, igualou a pontuação de toda a primeira fase do ano anterior.
É o líder isolado com 16 pontos. Mas o que impressiona mesmo são os números: o aproveitamento é de 88,9%. Em cinco vitórias e um empate, marcou 21 gols e sofreu apenas um. O saldo é de 20 gols. No último jogo, goleou o Avenida por 6 a 0. Em 2018, nas 11 rodadas, marcou 17 e sofreu 16. Terminou com o saldo de um gol positivo.
Apesar das dificuldades no início da temporada passada, o Tricolor superou todas as adversidades e sagrou-se campeão gaúcho. Nas quartas de final, superou o Inter. Nas semifinais, passou pelo Avenida. Decidiu a taça contra o Brasil-Pel. Goleou na Arena e voltou a vencer no Bento Freitas, levantando o caneco do Gauchão após oito anos. Em 2019, o objetivo é o bicampeonato.
Números do Grêmio nas 11 primeiras rodadas da fase de grupos do Gauchão 2018
- 16 pontos
- 5 vitórias
- 1 empate
- 5 derrotas
- Gols pró: 17
- Gols contra: 16
- Saldo de gols: +1
- Aproveitamento: 48%
Números do Grêmio nas seis primeiras rodadas da fase de grupos do Gauchão 2019
- 16 pontos
- 4 vitórias
- 1 empate
- 0 derrota
- Gols pró: 21
- Gols contra: 1
- Saldo de gols: +20
- Aproveitamento: 88,9%