O primeiro goleador do Grêmio em 2019 não é Jael, André ou o recém-contratado Felipe Vizeu. No jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas do Rio Grande do Sul, último do time de Renato Portaluppi antes do Gauchão, nesta quinta-feira (17), Thonny Anderson foi o grande destaque. O atacante marcou quatro gols em apenas 45 minutos. André, Lincoln, Alisson e Juninho Capixaba fecharam a goleada de 8 a 0.
Além dos gols, Thonny chamou a atenção por sua movimentação, que o colocava também como homem de combate na saída de bola adversária. Por vezes, ele recuava para recompor a marcação, deixando Jean Pyerre mais adiantado. Os outros destaques do treino também fazem parte do setor ofensivo, especialmente nas jogadas pela esquerda, com Juninho Capixaba e Alisson.
A fragilidade do adversário fez com que a defesa gremista não fosse exigida. No meio-campo, Rômulo esteve mais posicionado à frente da zaga e Matheus Henrique se movimentava na armação.
O time do primeiro tempo, que será a equipe para o confronto contra o Novo Hamburgo, teve Paulo Victor; Leonardo Gomes, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Rômulo e Matheus Henrique; Kaio, Jean Pyerre e Alisson; Thonny Anderson.
No segundo tempo, ambas as equipes mudaram seus 11 jogadores. A atividade ficou mais equilibrada, com o Grêmio tendo algumas improvisações, como o jovem Darlan na zaga e o esquema passando a ter apenas um volante.
O time gremista da etapa complementar, que deverá compor o banco de reservas na estreia do Estadual, teve Júlio César; Madson, Rafael Thyere, Darlan e Guilherme Guedes; Thaciano; Marinho, Vico, Lincoln e Pepê; André.
O amistoso contra o Sindicato dos Atletas do RS foi o último trabalho coletivo antes da estreia no Gauchão. Agora, nos próximos dois dias, haverá atividades táticas em um turno, envolvendo também os titulares, que nesta quinta fizeram atividade técnica no campo suplementar do CT Luiz Carvalho, sob o comando do auxiliar Alexandre Mendes.