O desempenho no Gauchão servirá de parâmetro para que o Grêmio exerça junto ao Corinthians o direito de compra ou prorrogue o empréstimo de Juninho Capixaba, 21 anos. Ainda que tenha circulado quinta-feira (17) na Argentina a informação de uma nova investida por Emmanuel Mas, do Boca Juniors, a direção nega que tenha feito outra oferta ao argentino. Assim, o clube começa a ver esgotadas as opções para a reserva de Cortez e pode investir em Capixaba, a solução mais rápida.
— Deixo nas mãos dos meus agentes. Até agora, eles não me trouxeram nada. Minha cabeça está aqui até maio. Vou mostrar meu futebol — diz o jogador.
Lateral com características ofensivas, usado por Renato Portaluppi até como meia em alguns jogos do Brasileirão 2018, Capixaba já fez três gols com a camisa do Grêmio. Voltou a marcar terça-feira (15), em coletivo contra a transição, e quinta, em jogo-treino disputado contra o Sindicato dos Atletas. A pré-temporada reduzida – serão 15 dias até o início do Gauchão – não o assusta.
— Estou quase 100%. Aproveitei as férias para treinar também. Se o time ficar bastante com a bola, vai dar para aguentar 90 minutos contra o Novo Hamburgo — prevê.
Sem espaço no Corinthians, onde o titular é Danilo Avelar, Juninho Capixaba torce para ficar na Arena até dezembro:
— Se for do interesse de todos, quem sabe a gente continue aqui para terminar a temporada no Grêmio?
A indefinição sobre a permanência de Juninho Capixaba poderá, finalmente, abrir espaço para Guilherme Guedes, 19 anos. Ele só não começará como titular o Gauchão por ter prevalecido a vontade do técnico Renato, que decidiu usar o chamado time alternativo e não o de transição. A compensação, porém, vem de outra forma. Como Renato precisará usar como reservas alguns garotos, Guedes passou a treinar com o time alternativo, ganhando, com isso, mais tempo de observação do treinador.
— Guedes tem mais facilidade no ataque. Ele realiza bons cruzamentos e tem qualidade no chute. No momento, trabalhamos com ele os fundamentos de bola aérea e marcação — diz o técnico Thiago Gomes.
Outra alternativa para a lateral-esquerda que surge na base é Kazu, 18 anos, autor do terceiro gol na vitória conta o Audax-SP, no jogo que classificou o Grêmio para as quartas da Copa São Paulo. Emprestado em 2018 pelo Coritiba em troca do atacante Guilherme, o jogador teve um início tímido, foi reserva na maior parte dos jogos e só agora começa a se firmar. O planejamento inicial indicava que Kazu seguiria na categoria sub-20 até o final da temporada. Contudo, com a visibilidade adquirida na Copa São Paulo, poderá subir para o grupo de transição.
O Grêmio conseguiu baixar de R$ 6 milhões para R$ 4 milhões o valor cobrado pelo Coritiba por 60% dos direitos do lateral-esquerdo. Até o final do ano, quando se encerra o empréstimo, deverá exercer o direito de compra.