O Grêmio completa neste domingo sua 73ª partida oficial na temporada, com 109 gols marcados. São seis partidas e 11 gols a menos do que em 2017, quando a equipe venceu a Libertadores e disputou o Mundial de Clubes nos Emirados Árabes.
Computado o amistoso contra o Corinthians, em julho, durante a Copa do Mundo, o Grêmio já jogou 73 vezes e fez 110 gols.
Do time escalado por Renato contra o Corinthians, Everton é quem mais atuou. O atacante, que teve a trajetória atrapalhada por duas lesões musculares, esteve em campo 50 vezes e marcou 19 gols. Logo atrás, vem Jael, que jogou 44 partidas, fez 11 gols, a mesma marca de Luan, ausente neste domingo, por lesão.
Como os titulares haviam entrado em férias mais tarde, pela disputa do Mundial nos Emirados Árabes, o Grêmio iniciou o Gauchão com um time de transição, treinado por César Bueno. A força máxima só foi usada pela primeira vez dia 3 de fevereiro, na derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro. Naquele dia, Renato escalou Marcelo Grohe; Madson (Jael, 8'/ 2 º), Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson e Maicon (Alisson, 23'/2 º); Léo Moura, Luan e Everton; Cícero (Lima, 32'/2º).
Daquela formação, estarão em campo neste domingo Léo Moura, Kannemann, Bruno Cortez, Maicon, Cícero, Everton e Jael. Ao longo do ano, o time foi descaracterizado pelas saídas de Arthur, negociado com o Barcelona e Jailson, vendido ao Fenerbahce. Também foi muito sentida a ausência de Luan, pelas seguidas lesões.
O time mais provável é Paulo Victor; Léo Moura (Leonardo), Kannemann, Marcelo Oliveira e Cortez; Michel e Maicon (Matheus Henrique); Ramiro, Cícero e Everton; Jael (André).
Pela última atualização, divulgada no sábado, haviam sido vendidos 15.945 ingressos para o jogo. A projeção da Arena Portoalegrense é de um público de 37 mil pessoas, em partida marcada para 17h.
Grêmio em 2017
79 jogos oficiais
120 gols
Goleadores: Lucas Barrios e Luan - 18 gols
Grêmio em 2018 (faltando uma partida)
72 jogos oficiais
109 gols
Goleador: Everton - 19 gols