O Grêmio deve iniciar o Campeonato Gaúcho com o chamado time de transição. A ideia é que a equipe possa fazer os jogos iniciais do estadual, dando tempo para o grupo principal concluir o período de pré-temporada, a exemplo do que ocorreu em 2018. A reapresentação do grupo de jogadores está marcada para o dia 3 de janeiro, no Centro de Treinamento Luiz Carvalho, que mais uma vez deverá ser o local dos trabalhos de preparação.
Porém, mesmo com a confirmação de que a equipe de transição irá iniciar o Gauchão, o Grêmio ainda não garante que Thiago Gomes, que dirige o time neste momento, será quem vai estar no comando durante o estadual.
— O Thiago é o técnico da transição, mas só vai ser decidido no ano que vem se ele vai comandar o time no Gauchão — afirmou o diretor-executivo, André Zanotta, em contato com a reportagem de Gaúcha ZH.
O principal fator que evita a confirmação de Thiago Gomes é o fracasso de César Bueno, que esteve à frente do time de Transição no Campeonato Gaúcho. Em quatro partidas, a equipe teve três derrotas e um empate, na estreia, contra o São Luiz. Os maus resultados acarretaram na sua demissão e ainda fizeram o clube acelerar a utilização da equipe principal.
Nesta temporada, o time sub-23 do Grêmio, dirigido por Thiago Gomes, foi eliminado nas quartas de final da Copa Wianey Carlet. A estreia no Gauchão de 2019 será contra o Novo Hamburgo, no dia 20 de janeiro.