Titular e um dos líderes do vestiário do Grêmio, Ramiro aguarda com expectativa a decisão de Renato Portaluppi para saber se o técnico continua ou não no clube em 2019. Em meio a rumores do interesse do Flamengo, o meio-campista revelou como a situação é tratada entre os atletas:
— Isso é uma escolha muito particular dele. E ele não dividiu com os atletas o que vai acontecer, então estamos sem saber. Obviamente que se ele pedir a nossa opinião, já sabe qual será a resposta. Então tem que partir do coração dele, do sentimento, se ele quer ficar com a gente mais uma temporada, ou se quer buscar um desafio novo. Acabamos não nos nos envolvendo nessa escolha.
Sem saber do futuro de seu comandante, Ramiro será titular, domingo (2), contra o Corinthians, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Na entrevista, ele admitiu que o encerramento diferente da temporada em 2018 mexeu com o aspecto emocional:
— É um pouco diferente, nos últimos anos estamos sempre disputando títulos, e esse ano não temos mais esta possibilidade. Confesso e falo por mim, que brigar por vaga não é uma coisa que motive tanto como brigar por título. Mas é o que temos, e vamos buscar forças e motivação, porque com a vitória teremos a vaga direta na Libertadores.