Renato Portaluppi viveu um dia de conversas importantes nesta quarta-feira (7). Pela manhã, o treinador esteve com Romildo Bolzan no hotel onde reside. O presidente do Grêmio o procurou para iniciar as negociações para renovação de contrato. Os dois trataram do assunto por mais de uma hora, ficando a certeza de que novos encontros acontecerão, agora com a participação também do procurador de Renato, Gerson Oldenburg.
No CT Luiz Carvalho, à tarde, o técnico teve duas outras reuniões, ambas no gramado. A primeira foi com o atacante Luan que estava junto com o médico Márcio Dornelles, o preparador físico Rogério Dias e outros integrantes da comissão técnica. Claramente havia instruções para o jogador, que está em recuperação de um problema muscular. Saindo deste grupo e indo em direção aos outros atletas, Renato e Luan seguiram conversando isoladamente por mais cinco minutos.
A terceira conversa do treinador gremista foi com seu elenco. No centro do campo, por 11 minutos, praticamente só Renato falou. Gesticulou bastante, não demonstrou nenhum tipo de exaltação, e liberou a turma para os exercícios físicos e técnicos. Ali foi falado do jogo contra o Vasco, da sequência do Brasileirão e da mobilização necessária para chegar à vaga direta na Libertadores 2019.
O treinamento foi comandado por Alexandre Mendes, com Renato apenas acompanhando no fundo do campo, sentado sobre uma caixa térmica e trocando ideias com quem se aproximava. Antes a sair de campo, ainda houve um rápido encontro com o vice-presidente Duda Kroeff, outro que já demonstrou vontade de manter o técnico na próxima temporada.