Comparada a outras temporadas, a lista de jogadores que voltam de empréstimo está bem mais enxuta neste ano. Ao todo, são oito atletas. Sete deles, criados nas categorias de base tricolor, foram repassados a outros clubes para "pegar experiência". A exceção fica por conta de Henrique Almeida, que está no Belenenses, de Portugal, e tem vínculo com o clube gaúcho até dezembro de 2019.
Em busca de um destino para o zagueiro Bressan, o Grêmio pode reavaliar Rafael Thyere, que retorna da Chapecoense. Outros que poderão ficar em Porto Alegre são os meias Patrick e Lincoln, que estiveram defenderam nesta temporada o Criciúma e o América-MG, respectivamente.
Outros jovens, de menor destaque, podem ser reencaminhados a novas equipes. São os casos do lateral-esquerdo Iago, que volta do Criciúma; do volante Machado, que está no Boa Esporte; e do atacante Guilherme, que está no Coritiba. O centroavante Nicolas Careca, por sua vez, que pertence ao Tricolor até 2020, está emprestado ao Vorskla Poltava, da Ucrânia, e não deve ser aproveitado.
Ainda existem atletas que têm seus empréstimos estendidos além de dezembro, e sequer voltarão à Arena agora: como o meia-atacante Lima, que está no Al-Wasl, dos Emirados Árabes; e o goleiro Léo Jardim, repassado ao Rio Ave, de Portgual. Outros, no entanto, terão seus contratos com o Grêmio findados exatamente ao final do período de empréstimo, e ficarão livres no mercado - o volante Moisés, que está no Londrina; e o atacante Batista, no Tubarão, por exemplo.
- Lista de jogadores que retornam de empréstimo:
Rafael Thyere (zagueiro - Chapecoense): dezembro 2020
Iago (lateral - Criciúma): dezembro 2019
Machado (volante - Boa Esporte): dezembro 2020
Lincoln (meia - América-MG): dezembro 2019
Patrick (meia - Criciúma): março 2021
Henrique Almeida (atacante - Belenenses, Portugal): dezembro 2019
Guilherme (atacante - Coritiba): dezembro 2019
Nicolas Careca (atacante - Vorskla Poltava, Ucrânia): junho 2020