O Vitória vive uma situação muito complicada nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Penúltimo colocado, com apenas 36 pontos, o time não vence uma partida desde o dia 14 de outubro quando bateu a Chapecoense por 1 a 0 em Chapecó. Desde então foram quatro empates e três derrotas nos últimos sete jogos.
Em casa o jejum ainda é mais longo. O último triunfo no Barradão aconteceu no dia 9 de setembro contra o Vasco. Já são seis jogos como mandante sem conseguir vencer.
Os números demonstram a dificuldade do time em tentar se manter na primeira divisão. A própria imprensa baiana trata o confronto com o Grêmio, neste domingo (25), como uma última chance de tentar uma reação.
O Jornal A Tarde coloca em manchete a frase "Por um suspiro", acompanhada de números do matemático Tristão Garcia que dão conta de uma probabilidade de 97 por cento de rebaixamento.
Já O Correio da Bahia busca números da Universidade Federal de Minas Gerais acompanhados da frase "Jogo da Vida". Para a universidade mineira, as chances de queda chegam a 99,07 por cento.
O fato é que, para tentar escapar da degola o Vitória precisa vencer o Grêmio e o Palmeiras em São Paulo na última rodada. E, ainda assim, torcer por uma combinação de resultados.
O técnico João Burse comandou um treino com portões fechados no sábado para definir a equipe que enfrenta o Grêmio. O time provável tem: João Gabriel; Jeferson, Ramon, Lucas Ribeiro e Benítez; Willian Farias, Léo Gomes e Rhayner; Erick, Léo Ceará e Lucas Fernandes.